Voltar para a tela anterior.

Exposição “Lanceiros Negros” ficará aberta ao público no Espaço Cultural Mário Crosa até dia 25 de novembro

Integrando a Semana de Consciência Negra, a mostra pode ser conferida no 1º subsolo da Câmara Municipal de Caxias do Sul


A exposição “Lanceiros Negros” do Projeto Marcas da Cultura Gaúcha ficará aberta à visitação pública no Espaço Cultural Mário Crosa até a próxima sexta-feira (25/11). A mostra pode ser conferida no 1º subsolo da Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição), no horário das 8h30min às 11h45min e das 13h15min às 18h.

À apreciação da comunidade, estão elementos como roupas, chinelos, porongos, lanças e ferraduras. São objetos que possibilitam a reflexão sobre a história dos lanceiros negros, os quais serviram como combatentes no exército Farroupilha, com a promessa de liberdade. Segundo textos da mostra, que foi planejada por Elvino de Oliveira Santos e integra a Semana de Consciência Negra na cidade, os lanceiros foram traídos e mortos numa emboscada na localidade de Porongos, Interior do município de Pinheiro Machado/RS.

A exposição busca ilustrar esse trecho da Revolução Farroupilha, reunindo grafites, textos, trajes e ícones da cultura negra. Muitos dos itens foram confeccionados pelo próprio idealizador da exposição, cuja intenção é levar as pessoas a uma reflexão em torno de perguntas como: “Quem somos?” e “O que fazemos?”.

Também compõem a mostra trabalhos de estudantes da Escola Municipal Erico Verissimo. Alunos da Educação Infantil da instituição elaboraram bonecas de pano chamadas Abayomi. Na vinda da África para o Brasil, as mães escravas criavam os brinquedos para acalantar os filhos e acalmá-los diante do sofrimento dos adultos.

Espaço Cultural
Para expor obras de arte ou acervos na Câmara de Vereadores, é necessário contatar com a área de Relações Públicas do Parlamento, por meio do telefone (54) 3218.1695 ou pelo e-mail rp@camaracaxias.rs.gov.br.

18/11/2016 - 20:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo