Voltar para a tela anterior.

Vereadores aprovam a criação do Dia Municipal do Desenhista em Caxias do Sul

Projeto que discorre sobre a homenagem foi proposto pelo vereador Jaison Barbosa/PDT e depende da sanção do Executivo para entrar em vigor


O projeto de lei 69/2016, que institui o Dia Municipal do Desenhista, contou com a aprovação unânime dos parlamentares caxienses, na sessão ordinária desta quinta-feira (17/11). Assinada pelo vereador Jaison Barbosa/PDT, a proposta precisa, agora, da sanção do prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT para entrar em vigor.

Pela matéria, a data sugerida para comemorar anualmente o Dia Municipal do Desenhista seria 15 de abril. No artigo 2º da proposição, Jaison explica que o objetivo da reverência é promover o debate sobre o papel do desenhista para o desenvolvimento e a cultura da cidade, além de mostrar a influência dessa atividade na sociedade. “A data é destinada a homenagear os profissionais e artistas que encantam e fascinam com seus traços e criatividade”, frisa.

O parlamentar, na exposição de motivos do projeto, ressalta que a evolução humana está diretamente ligada ao desenho em suas diversas áreas, na arte, na arquitetura, na engenharia, na pintura, no computador ou na prancheta.

O vereador informa que, hoje, já existe o Dia Mundial do Desenhista, estabelecido em 15 de abril de 1945. Quanto ao pedido da criação da data municipal, o pedetista esclarece que foi feito pelo Sindicato dos Trabalhadores Desenhistas do Estado do Rio Grande do Sul (Sidergs) e pela Federação Nacional dos Empregados Desenhistas (Fenaedes). “A categoria dos desenhistas tem peso forte e contribui para o desenvolvimento técnico e cultural da cidade”, prosseguiu Jaison, na justificativa da homenagem.

Na plenária de hoje (17/11), o parlamentar também mencionou outra luta da categoria: a busca pela regulamentação da profissão.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O PL 69/2016

Vereador - Partido - Voto

ADELINO TELES PMDB Sim

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Não Votou

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Presente

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

 

17/11/2016 - 20:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo