Voltar para a tela anterior.

Sindiserv saúda servidores na Tribuna Livre do Legislativo e se opõe a propostas que buscam retirar direitos trabalhistas

Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul, João Dorlan da Silva representou a categoria, no plenário da Câmara


O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), João Dorlan da Silva, saudou os funcionários públicos e disse que a entidade é contrária a propostas do governo federal de retirada de direitos trabalhistas e previdenciários. O dirigente se manifestou da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Caxias do Sul, durante sessão ordinária desta quinta-feira (27/10).

Dorlan cumprimentou e elogiou a dedicação dos mais de 7,3 mil servidores municipais, cujo dia será comemorado amanhã (28/10), no atendimento e na prestação de serviço à comunidade caxiense. No âmbito municipal, também listou conquistas e lutas da categoria. Entre as conquistas, Dorlan mencionou a política de trimestralidade no repasse da inflação ao salário do funcionalismo; a lei de combate ao assédio moral; e o pagamento de 1/3 (um terço) de férias sobre 60 dias para o Magistério. No que se refere às bandeiras atuais, cobrou da prefeitura o plano de carreira, a reclassificação de cargos e a isonomia salarial.    

Na esfera nacional, o dirigente questionou o impeachment da presidente Dilma Rousseff/PT e avalia que o Brasil enfrenta uma “onda de retrocesso”. “Na Reforma da Previdência, querem que todos se aposentem após 65 anos e retirar as aposentadorias especiais, como as de professores. A Reforma Trabalhista em debate rasga a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) porque flexibiliza direitos, como férias, horas extras e fundo de garantia, e estimula a terceirização, que é prejudicial”, entende Dorlan.

O sindicalista ainda lançou fortes críticas à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, defendida pelo governo federal. A PEC 241, que já foi aprovada na Câmara Federal e segue agora ao Senado, estabelece um teto para o crescimento das despesas do governo federal, congelando gastos durante 20 anos e alterando o financiamento da saúde e da educação no Brasil. “Caso essas medidas passem a valer, haverá um aprofundamento das desigualdades sociais. Por isso, temos de marcar nosso descontentamento. O momento atual exige união de todas as lideranças, forças vivas e trabalhadores, para evitarmos perdas de direitos”, defendeu o dirigente.

Ao final da manifestação de Dorlan, alguns vereadores destacaram o trabalho e o empenho dos servidores e os parabenizaram pelo seu dia. Pronunciaram-se Adelino Teles/PMDB, Denise Pessôa/PT, Jaison Barbosa/PDT, Renato Oliveira/PCdoB e Rodrigo Beltrão/PT.

27/10/2016 - 18:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo