Voltar para a tela anterior.

Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC) poderá ser considerado de Utilidade Pública

Projeto de autoria do vereador Guila Sebben/PP sobre o assunto passou em 1ª discussão e retornará ao plenário do Legislativo caxiense para votação final


O Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC) poderá ser considerado de Utilidade Pública, se o projeto de lei (PL) 53/2016 for aprovado pelo Parlamento caxiense. O texto, de autoria do vereador Guila Sebben/PP, tratando do assunto, passou em 1ª discussão na sessão ordinária desta quinta-feira (20/10) e retornará ao plenário do Legislativo caxiense para votação final. Caso receber a aprovação dos vereadores e a sanção do Executivo, a entidade poderá passar a receber incentivos do poder público.

De acordo com o PL 53/2016, o CAPC foi fundado em 15 de março de 2012, em Caxias do Sul, por um grupo sensibilizado com o elevado índice de pessoas com câncer e preocupado com a convivência familiar e comunitária dessas pessoas. O Centro surgiu para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes e a seus familiares, auxiliando no resgate da dignidade, da autoestima e do amor pela vida. Também busca ser um suporte para as demais entidades existentes na cidade, proporcionando o fortalecimento dos vínculos familiares. Sempre que necessário, faz encaminhamentos à rede socioassistencial do município.

Guila informa no documento que o Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer não é uma entidade médica, mas acredita na prevenção e na participação da família, orientando a sociedade sobre os benefícios de atividades físicas, boa alimentação, exames preventivos e fortalecimento de vínculos. É uma organização não governamental e apartidária que sobrevive de doações da comunidade, através de ações desenvolvidas para arrecadação de fundos, visando à sua sustentabilidade e ao auxilio dos assistidos. A missão do CAPC é ofertar, promover e articular ações de defesa de direitos sociais e de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para os beneficiários da associação.

Conforme detalha Guila no texto, as pessoas beneficiadas com os projetos sociais do CAPC são acolhidas na instituição pelo Serviço Social, que realiza uma triagem, com base na comprovação da patologia, por meio de documentações, laudos, prescrições médicas e visitas domiciliares.

O CAPC ainda fornece aos beneficiários e seus familiares: auxílio transporte municipal (para atendimentos médicos, quimioterapia, participação em eventos, atividades e oficinas); auxílio transporte intermunicipal (para consultas e tratamentos oncológicos); atendimento social e psicológico; suplementos alimentares (em caráter emergencial); caixas de leite (uht e sem lactose); cestas básicas; fraldas geriátricas; equipamentos para a utilização de sondas (em caráter emergencial); medicações (com prescrição médica e que não sejam fornecidas pelo SUS); repasse de roupas e calçados doados pela sociedade; empréstimo de cadeiras de rodas, muletas, andadores, colchão piramidal, entre outros materiais recebidos como doações da sociedade; terapia complementar como Reiki; e workshop e oficinas artesanais de diversas modalidades.

20/10/2016 - 19:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo