Voltar para a tela anterior.

Discutido projeto para instituir o Dia do Torcedor Grená em Caxias do Sul

A iniciativa do vereador Felipe Gremelmaier prevê o 12 de setembro de cada ano


O projeto de lei 116/2016, para instituir o Dia do Torcedor Grená, em Caxias do Sul, foi discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (13/10). De autoria do vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, a matéria prevê o 12 de setembro de cada ano, para a celebração. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.

De acordo com Felipe, a data rememora os 40 anos de fundação do Estádio Francisco Stedile, a casa da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, a S.E.R. Caxias, em 12 de setembro de 1976. O parlamentar contou ter acolhido sugestão da diretoria do clube, para que cada aniversário da sede coincidisse com a da própria torcida, que sempre apoia o time, a partir das arquibancadas.

Na exposição de motivos do projeto, o vereador relatou que o clube surgiu em 10 de abril de 1935, como resultado da fusão de duas agremiações rivais, o Rio Branco e o Rui Barbosa, com a denominação de Grêmio Esportivo Flamengo. Em 14 de dezembro de 1971, devido a dificuldades financeiras, o departamento de futebol uniu-se ao Esporte Clube Juventude, que enfrentava situação semelhante. Essa união originou a Associação Caxias de Futebol, nas cores preto e branco, e durou até 1975.

Em 17 de outubro de 1975, uma assembleia votou pela troca do nome e pela volta da camisa com as cores do Flamengo. Em 28 de novembro daquele ano, foi aprovada a reforma dos estatutos, pela qual a Associação Caxias de Futebol ficava desativada e o Grêmio Esportivo Flamengo passava a se chamar Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul. Voltaram as cores tradicionais do Flamengo: grená, azul e branco.

O vereador Felipe explicou que o distintivo da S.E.R. Caxias possui especial identificação com a cidade. “Formado por uma roda de nove dentes, com um deles apontados para o zênite, simbolizando a força da metalurgia da Serra Gaúcha, tem seu interior dividido em três partes. Na superior, as letras S.E.R. Na intermediária, a palavra Caxias. Na inferior, os dizeres do Sul. A cor grená homenageia a uva”, detalhou.

13/10/2016 - 20:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo