Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal de Caxias do Sul celebra os 124 anos do poder Legislativo na cidade

A homenagem lembrou a instalação do primeiro Conselho, em 26 de setembro de 1892


Os 124 anos da Câmara Municipal de Caxias do Sul foram celebrados no início da sessão ordinária desta quarta-feira (28/09), realizada no plenário da Casa. A homenagem lembrou a instalação do primeiro Conselho Municipal da Vila de Santa Teresa de Caxias, em 26 de setembro de 1892. À época, esse órgão possuía funções de poder Legislativo. Na condução da cerimônia, estava o vice-presidente do Legislativo caxiense, vereador Flavio Cassina.

Coube ao 2º secretário da Mesa Diretora, vereador Felipe Gremelmaier, fazer o pronunciamento da Casa, a partir da tribuna. Ele reverenciou os sete primeiros membros da história do Parlamento, no município: Presidente Ernesto Marsiaj, Vice-Presidente Hugo Luciano Ronca, Secretário Benjamin Cortes Rodrigues, além dos conselheiros (como eram chamados os vereadores) Romano Lunardi, Agapito Conz, Salvador Sartori e Ângelo Chitolina. “Eles haviam sido eleitos pelo voto direto, em 1891. Deram a arrancada para o fortalecimento da democracia, em solo caxiense”, enalteceu Felipe.

O vereador Felipe também citou projetos, programas, diálogos, debates e ações atuais do Parlamento, como o Câmara Vai aos Bairros e o Vereador por um Dia. Na ótica do parlamentar, o poder Legislativo continua imbuído do objetivo de representar as causas populares e a sua gente.

O prefeito municipal de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, ressaltou que, nos últimos meses desta XVI Legislatura (2013-2016), o Legislativo caxiense aperfeiçoa a vida em sociedade e contribui com o atendimento às demandas dos cidadãos. “Essa Casa cumpre com os seus deveres, em excelência, por meio de um mosaico da diversidade de pensamento”, exaltou.

Também ex-vereador local (1997-2004), Alceu atentou que todo exercício de poder é temporário. Agradeceu pelo fato de todos os projetos do Executivo, neste quadriênio, terem obtido o aval da Câmara. Pediu que persistisse o trabalho pela preservação do futuro da cidade, com uma consciência cidadã.

A solenidade encerrou-se com uma edição do programa Câmara Encanta. Sob a regência do maestro Luís Carlos Zeni Júnior, apresentaram-se os alunos da Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo. O grupo executou as músicas: “O Sole Mio”, “Canto Alegretense”, “Aquarela do Brasil” e “Mercedita”. Ainda entoou um “Parabéns a você”, alusivo ao aniversário legislativo.

Está registrado que, no seu primeiro ano de funcionamento, em 1892, o Conselho Municipal aprovou leis que regulamentaram a organização e a atuação dos poderes Executivo e Legislativo. Entre os regramentos, a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Casa.

28/09/2016 - 18:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo