Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense homenageia os 30 anos do CTG Campo dos Bugres

Ao longo da sua história, o centro também contribui com os festejos farroupilhas e da Festa da Uva


Os 30 anos do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Campo dos Bugres foram celebrados em homenagem da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada no início da sessão ordinária desta terça-feira (27/09), no plenário da Casa. Ao longo da sua história, o centro também contribui com os festejos farroupilhas e as edições da Festa Nacional da Uva. Na condução da cerimônia, estava o vice-presidente do Legislativo caxiense, vereador Flavio Cassina.

Um dos proponentes da honraria, o vereador Edson da Rosa ocupou a tribuna, para fazer o pronunciamento do Legislativo. Ressaltou o fato de o CTG carregar a primeira designação do município, antes de se chamar Caxias do Sul. Para ele, o centro valoriza o ser gaúcho. “O órgão fortalece o tradicionalismo entre os caxienses. Trata-se de um estilo de vida”, enalteceu o parlamentar.

Depois de receber placa da Câmara Municipal, o patrão do CTG Campo dos Bugres, Rubens Tisott, fez breves agradecimentos. Lembrou que a sua ligação com o movimento tradicionalista iniciou-se em 1990, por insistência dos filhos. “Nunca fui muito afeito a provas campeiras e à dança, mas me interessei por funções administrativas”, contou. Na ótica dele, um CTG transforma vidas e promove inserção social.

O prefeito municipal de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, salientou que, em um centro de tradições gaúchas, sempre predomina um espírito de solidariedade. Considerou marcante a presença do CTG Campo dos Bugres, na recepção local da chama olímpica, referente aos jogos da Rio 2016. Incentivou que permanecesse o culto às práticas gaudérias, como o tiro de laço, o baile, a poesia, a gineteada. Alceu ainda entregou ao patrão Tisott uma placa do poder Executivo, também alusiva ao marco de 30 anos.

A homenagem de hoje originou-se do requerimento 55/2016, de autoria dos vereadores Adelino Teles, Edson da Rosa, Felipe Gremelmaier, Guila Sebben, Jó Arse, Neri (O Carteiro), Pedro Incerti e Renato Oliveira.

 

Saiba mais sobre o centro homenageado

No Galpão Crioulo São Pelegrino, em 10 de setembro de 1986, foi criado o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Campo dos Bugres. A sugestão do nome partiu do fundador Moacir Comunello. Campo dos Bugres foi a denominação dada por exploradores a uma clareira aberta na mata e que era ocupada pelos índios. A clareira localizava-se no espaço entre as ruas Olavo Bilac, Feijó Junior, Ernesto Alves e Marechal Floriano. Mais tarde, com a chegada dos imigrantes italianos, o Campo dos Bugres transformou-se em Colônia Caxias, hoje cidade de Caxias do Sul. Portanto, o CTG faz homenagem à primeira designação do município.

No dia 22 de outubro de 1986, reuniram-se os integrantes do CTG Campo dos Bugres, para a eleição da primeira patronagem. O departamento campeiro funcionou desde a fundação do CTG. Foi ele que, inicialmente, representou o CTG nas atividades tradicionalistas. Os departamentos artístico, cultural e de teatro foram organizados em 1996. O departamento de esportes surgiu em 2005.

É através dos seus departamentos que o CTG tem destacada participação em rodeios, festivais, Enart, Fecars, ciranda de prendas, entrevero de peões, Festa Nacional da Uva e Semana Farroupilha. Filiado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, sob o número 1.059, o CTG Campo dos Bugres integra a 25ª Região Tradicionalista, desde 1987.

 

* Texto com a colaboração de Vania Marta Espeiorin.

27/09/2016 - 18:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo