Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense outorga o Prêmio Caxias do Sul para o Encontro de Jovens Amigos com Cristo

Há 20 anos, o movimento procura despertar valores católicos e humanitários na juventude


Os 20 anos do Encontro de Jovens Amigos com Cristo (EJA), na cidade, foram celebrados pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, que outorgou o Prêmio Caxias do Sul ao movimento católico. A homenagem aconteceu na noite desta segunda-feira (26/09), no plenário da Casa. O ato reconheceu o comprometimento do projeto, em despertar valores humanitários, na juventude. Na condução da cerimônia, estava o vereador Guila Sebben, proponente da honraria de hoje, que ainda contou com a exibição de um documentário alusivo à história do grupo.

A partir da tribuna, o vereador Guila contou que, há mais de dez anos, atua como dirigente cristão de empresa. “Por Nossa Senhora de Caravaggio, o EJA permanece direcionado aos jovens, cultivando a estrutura familiar. Com base na fé cristã, sempre existe a esperança de dias melhores”, destacou. Para ele, o Papa Francisco tem dado o exemplo de uma revolução contínua, a partir dos princípios do Catolicismo.

Depois de receberem a premiação, os dirigentes e precursores locais do EJA, Denise Leite de Oliveira e Osvaldo Della Giustina, fizeram breves agradecimentos. Conforme Denise, a essência do movimento está no amor verdadeiro, baseado nas lições de Jesus Cristo. Ela salientou que a felicidade reside em gestos de humildade. Para Osvaldo, entre os principais objetivos, encontra-se o de afastar os jovens das drogas e do álcool.

O diretor-geral da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Samuel Ávila, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Atentou para a necessidade de se cultivarem as amizades, com a prática da caridade.

A outorga da premiação ao EJA consta da Resolução de Mesa 811, de 21 de setembro de 2016, a partir da proposta de Guila, pelo ofício 291/2016. O Prêmio Caxias do Sul foi instituído pelo decreto legislativo 186/A, de 8 de setembro de 2006, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Francisco de Assis Spiandorello e Getulio Demori. É outorgado a pessoas ou entidades, locais ou de outros municípios, que se destaquem por serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul, nos mais diferentes campos de ação. Cada parlamentar da Casa pode fazer uma indicação por ano, acompanhada de justificativa, para a concessão da honraria. É vedada a indicação de nomes já contemplados com a distinção.

 

Saiba mais sobre o EJA

Fundado nos dias 24, 25 e 26 de maio de 1996, quando ocorreu o seu primeiro retiro, o Encontro de Jovens Amigos com Cristo (EJA) é um movimento católico que, há 20 anos, trabalha com jovens de 13 a 20 anos de idade da Diocese de Caxias do Sul. O EJA nasceu pelas mãos de dois padres murialdinos, Birque e Chiru Aripe. A partir da pastoral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, criaram um manual para orientar as atividades. Atualmente, são três retiros por ano. A cada atividade, cem novos membros se integram ao projeto.

Em Caxias, o movimento foi acolhido na Igreja de São Leonardo Murialdo, no Centro. Murialdo que, não por coincidência, dedicou sua vida sacerdotal ao cuidado dos jovens. No início, a proposta era para filhos de casais já partícipes de ações da igreja, como o Lareira, o Encontro de Casais com Cristo e o Cenáculo.

O primeiro retiro, que se encerrou no dia 26 de maio de 1996, confirmou Nossa Senhora de Caravaggio, como a padroeira do movimento. A iniciativa abrange Antônio Prado, Caxias, Farroupilha, Ipê, São Marcos, tendo formado mais de seis mil jovens da região serrana. Alguns dos participantes, inclusive, descobriram vocação sacerdotal.

26/09/2016 - 21:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo