Voltar para a tela anterior.

Aprovado requerimento de homenagem ao CTG Campo dos Bugres pelos 30 anos de trajetória em Caxias do Sul

A distinção será entregue durante a sessão ordinária do dia 27 de setembro de 2016, às 15h45min


Os vereadores caxienses aprovaram, por unanimidade, nesta quinta-feira (15/09), o requerimento de homenagem ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Campo dos Bugres. A distinção será entregue durante a sessão ordinária do dia 27 de setembro de 2016, às 15h45min, no plenário da Câmara Municipal (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). A proposta (requerimento nº 55/2016) partiu do vereador Edson da Rosa/PMDB e também tem como autores os parlamentares Adelino Teles/PMDB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Guila Sebben/PP, Jó Arse/PDT, Neri, O Carteiro/SD, Pedro Incerti/PDT e Renato Oliveira/PCdoB.

O documento explica que o grupo de tradicionalistas que idealizou a realização de atividades públicas durante a Semana Farroupilha em Caxias do Sul, realizadas na Praça João Pessoa, no Bairro São Pelegrino, em 1985, resolveu criar um Centro de Tradições Gaúchas com a finalidade de continuar as comemorações farroupilhas anuais e realizar um rodeio crioulo nacional. Foi no Galpão Crioulo São Pelegrino que o grupo criou, no dia 10 de setembro de 1986, o CTG Campo dos Bugres.

A sugestão do nome para a entidade foi do fundador Moacir Comunello. Campo dos Bugres foi a denominação dada por exploradores a uma clareira aberta na mata e que era ocupada pelos índios. A clareira localizava-se no espaço entre as ruas Olavo Bilac, Feijó Junior, Ernesto Alves e Marechal Floriano. Mais tarde, com a chegada dos imigrantes italianos, o Campo dos Bugres transformou-se em Colônia Caxias, hoje, cidade de Caxias do Sul. Portanto, o CTG faz homenagem à primeira designação do município.

No dia 22 de outubro de 1986, reuniram-se os integrantes do CTG Campo dos Bugres para a eleição da primeira patronagem. O Departamento Campeiro funcionou desde a fundação do CTG e foi ele que inicialmente representou o CTG nas atividades tradicionalistas. Os departamentos Artístico, Cultural e de Teatro foram organizados no ano de 1996. O Departamento de Esportes surgiu em 2005.

É através dos seus departamentos que o CTG tem destacada participação em rodeios, festivais, Enart, Fecars, Ciranda de prendas, Entrevero de peões, Festa Nacional da Uva e Semana Farroupilha. Filiado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho sob o número 1059, o CTG Campo dos Bugres integra a 25ª Região Tradicionalista desde 1987. 

   Durante a plenária de hoje, os vereadores Adelino Teles/PMDB, Edson da Rosa/PMDB, Jaison Barbosa/PDT, Jó Arse/PDT e Pedro Incerti/PDT elogiaram a trajetória e o empenho dos fundadores e dos integrantes do CTG Campo dos Bugres.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO 55/2016

Vereador - Partido - Voto

ADELINO TELES PMDB Sim

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Não Votou

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Presente

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não Votou

JÓ ARSE PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PDT Não Votou

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não Votou

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

 

15/09/2016 - 19:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo