Voltar para a tela anterior.

Zoraido Silva espera que o país melhore após o desfecho do impeachment de Dilma

O vereador, porém, questionou o fato de o Senado ter mantido os direitos políticos da ex-presidente


A expectativa de que o país melhorasse, depois do impeachment da agora ex-presidente Dilma Rousseff, no Senado, na manhã desta quarta-feira (31/08), foi manifestada pelo vereador Zoraido Silva/PTB, na sessão ordinária da tarde de hoje. Ele considerou que o Brasil encontrava-se num estágio ingovernável, sob a condução de Dilma, em meio a uma crise econômica e a denúncias de corrupção. Desejou que o novo presidente da República, Michel Temer, que era o vice da antecessora, conseguisse melhorar a gestão nacional e que não parassem investigações, como a da Lava Jato, que apura casos de corrupção, na Petrobras.

Zoraido contou que o impedimento de Dilma, entre outros fatores, deveu-se a três decretos de suplementação orçamentária, sem o aval do Congresso, além de atrasos, no pagamento de juros a bancos públicos. Na ótica dele, a ex-presidente também desrespeitou a Lei de Responsabilidade Fiscal, enquanto estava no cargo. “Foram diversos pedidos pelo impeachment, até o acolhimento do último, pelo Senado, em 12 de maio passado. Hoje, com o placar de 61 X 20, a maioria dos senadores aprovou o afastamento dela da Presidência da República”, observou.

O petebista questionou, porém, o fato de, na sessão da manhã de hoje, no Senado, Dilma ter conseguido preservar os seus direitos políticos. Ou seja, a votação acabou desmembrada depois que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que comandava os trabalhos do impeachment, acatou uma questão de ordem do senador Vicentinho Alves/PT-TO. Com isso, em votação separada, foi garantido que Dilma, apesar de perder o cargo de presidente da República, mantivesse a possibilidade de concorrer a mandatos eletivos e ocupar funções públicas.

Em apoio às colocações do colega, o vereador Daniel Guerra/PRB considerou que o processo demonstrou que ninguém pode se posicionar acima da lei. Para o republicano, o mesmo tipo de condução deveria ser dado a Temer e ao presidente do Senado, Renan Calheiros.

31/08/2016 - 17:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo