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Jovens parlamentares de 2016 direcionam atenção para o segmento educacional

Várias das propostas defendidas pelos alunos de Ensino Superior, em sessão simulada desta segunda-feira (29/08), no Legislativo caxiense, tiveram educação como foco


A maioria das propostas defendidas pelos alunos de Ensino Superior, durante a Jornada Parlamentar 2016, que ocorreu nesta segunda-feira (29/08), no Legislativo caxiense, teve a educação como foco. Os jovens parlamentares demonstraram desejo de ampliar a acessibilidade, reduzir o preconceito e fortalecer o acesso da população a diferentes conhecimentos e línguas. Todas as proposições foram aprovadas. Grande parte recebeu voto unânime do plenário e algumas matérias foram aprovadas com o aval da maioria dos 12 alunos-vereadores participantes.

A Mesa Diretora desta 3ª edição do Programa Jovem Parlamentar foi presidida pela estudante Jéssica Scopel Signorini, 17 anos, que também defendeu um projeto de inclusão e ensino de idiomas a migrantes intitulado “Aprender é plural". Durante a sessão, o diretor da Escola do Legislativo, vereador Edson da Rosa, juntamente com servidores da Casa, orientou o grupo sobre o ritual de uma sessão ordinária.

Edson estimulou os alunos a participarem ainda mais da vida pública da cidade. “A presença de vocês aqui contribui para avançarmos no campo da política e da atuação legislativa”, frisou. O presidente da Câmara de Vereadores, Edi Carlos Pereira de Souza, valorizou o sentido do Programa Jovem Parlamentar no incentivo à participação cidadã e ressaltou sua experiência legislativa. “Representar os moradores de Caxias do Sul aqui na Câmara é motivo de orgulho para mim”, considerou Edi Carlos.

No ensino de línguas, o acadêmico de Engenharia de Produção Ismael Chimello dos Santos, 23 anos, defendeu uma proposta de Inglês Comunitário a pessoas de baixa renda. A ideia é contar com a colaboração da iniciativa privada para custear os professores. Já para difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ampliar o diálogo com a comunidade surda, o estudante de Comércio Internacional Rafael de Almeida Padilha, 22, indicou à Câmara criar uma escola de Libras. Também com foco na inclusão, Mario Henrique da Rocha, 27, sugeriu a concessão de um selo de acessibilidade a empresas que tiverem estruturas adequadas a pessoas com deficiência.

Para incentivar o cultivo de vegetais desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, a estudante de Direito Júlia Canalli, 20 anos, defendeu o uso, pelas escolas, de terrenos baldios de propriedade da prefeitura como hortas. “Um modelo semelhante já existe em Caxias do Sul com a Horta Comunitária. O projeto que defendo é positivo para todas as áreas e, principalmente, porque aprimora a educação na base”, argumentou Júlia.

O fim do preconceito no ambiente escolar foi defendido pelo aluno de Direito Dagoberto André dos Santos Júnior, 18, que propôs uma revisão nas políticas educacionais da atualidade. Dagoberto já foi Vereador Por Um Dia na Câmara. Outro jovem que passou pelo programa Vereador Por Um Dia foi Fernando de Souza Ferreira, 27 anos, aluno de Direito. Hoje, em plenário, Fernando sugeriu ao município a realização, nas escolas, de palestras orientativas sobre relações de consumo. Sabrina Cado, aluna de Direito, quer incluir na grade curricular do 9º ano de escolas municipais a disciplina de cidadania e deveres, com ensinos básicos de conteúdos jurídicos e de política.

Com o propósito de provocar maior envolvimento comunitário nas decisões políticas, o acadêmico de Jornalismo André Sebben Ramos, 25, almeja a criação do Fórum on-line de participação chamado “Rede Cívica”. “Seria um fórum participativo com caráter consultivo e que poderia ser usado tanto pelo poder Executivo quanto pelo Legislativo. Para exemplificar, podemos pegar a Maesa. Opiniões sobre como utilizar o espaço poderiam ser colhidas pela Rede Cívica”, ilustrou André.

Na defesa ambiental, o estudante de Jornalismo Luis Gustavo Damo, 24, almeja proibir o uso, a fabricação e a distribuição de sacolas plásticas no comércio. Ele propôs, em substituição, a adoção de sacolas biodegradáveis.

Pela saúde, se manifestou Caroline Santi Pegoraro, 18 anos, do Curso de Jornalismo. Ela propõe incentivar a doação de sangue por meio de desconto de 2%  no Imposto Predial Territorial Urbano. A implementação de um sistema cicloviário na cidade ganhou ênfase no discurso do acadêmico Vinícius Ferla, 23, do curso de Direito. “O sistema teria que contemplar não só praças e o Centro, mas, também, os bairros periféricos, contribuindo com a mobilidade urbana municipal”, informou.


MESA DIRETORA DO PROGRAMA JOVEM PARLAMENTAR 2016:

- Presidente: Jéssica Scopel Signorini
- 1º vice-presidente: Dagoberto André dos Santos Júnior
- 2º vice-presidente: Allam Zimmer Matte (ausente)
- 1º secretário: Luís Gustavo Damo
- 2º secretário: Rafael de Almeida Padilha

 

GRANDE EXPEDIENTE:
- Alessandro Josué da Silva
(ausente)
- Fernando de Souza Ferreira
- Vinícius Ferla

 

CONHEÇA OS ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR PRESENTES NA JORNADA PARLAMENTAR 2016, NESTA SEGUNDA-FEIRA (29/08/2016):

ALUNO(A) – INSTITUIÇÃO DE ENSINO – IDADE

1 - André Sebben Ramos: UCS/Jornalismo – 25 anos
PROPOSTA: Criar o Fórum on-line de participação chamado “Rede Cívica”.

 

2 - Caroline Santi Pegoraro: UCS/Jornalismo – 18 anos
PROPOSTA:  Incentivar a doação de sangue por meio de desconto de 2%  no Imposto Predial Territorial Urbano.

 

3 - Dagoberto André dos Santos Júnior: UCS/Direito – 18 anos
PROPOSTA: Rever políticas educacionais com propósito de auxiliar no combate ao preconceito.

 

4 - Fernando de Souza Ferreira: Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG/Direito – 27 anos
PROPOSTA: Sugere que o município promova palestras nas escolas sobre relações de consumo, informando o que as empresas podem ou não realizar e quais são os direitos dos cidadãos consumidores.

 

5- Ismael Chimello dos Santos: UCS/Engenharia de Produção – 23 anos
PROPOSTA: Oferecer inglês comunitário para estudantes de baixa renda, em Centros de Ensino de Língua Inglesa (CLI´s).

 

6 - Jéssica Scopel Signorini: Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG/Direito – 17 anos
PROPOSTA: Institui o programa "Aprender é plural". Inspirado em iniciativa análoga de São Paulo, ele busca inserir imigrantes de diversas etnias, no contexto local. No caso caxiense, seria aproveitada a sala das comissões da Câmara Municipal, onde hatianos e senegaleses, por exemplo, compartilhariam com a cidadania idiomas e culturas diversas.

 

7 - Júlia Canalli: Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG/Direito – 20 anos
PROPOSTA: Acresce dispositivo ao Código de Posturas, permitindo que escolas utilizem terrenos baldios e sem uso, de propriedade do município, para hortas a serem cultivadas por alunos do 1º ano ao 4º ano do Ensino Fundamental.

 

8 - Luis Gustavo Damo: UCS/Jornalismo – 24 anos
PROPOSTA: Proibir utilização, fabricação e distribuição de sacolas plásticas que poluem o meio ambiente no segmento do comércio.

 

9 - Mario Henrique da Rocha: Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG/Direito – 27 anos
PROPOSTA: Conceder o selo de acessibilidade a empresas que tenha a estrutura adequada ao acesso de pessoas com deficiência.

 

10 - Rafael de Almeida Padilha: UCS/Comércio Internacional – 22 anos
PROPOSTA: Criar uma escola de Libras na Câmara Municipal, para ensinar a comunidade a melhor se comunicar com surdos.

 

11 – Sabrina Cado: Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG/Direito – 24 anos
PROPOSTA: Na grade curricular do 9º ano de escolas municipais, incluir a disciplina de cidadania e deveres, com ensinos básicos de conteúdos jurídicos e de política.

 

12 - Vinícius Ferla: Centro Universitário da Serra Gaúcha-FSG/Direito – 23 anos
PROPOSTA: No Plano Diretor do Município, acrescentar um sistema cicloviário caxiense, de forma complementar às vias públicas.

 

O PROGRAMA
- O programa Jovem Parlamentar foi criado pela resolução 223/A, de 27 de maio de 2010. A edição deste ano (3ª) tem a finalidade de provocar alunos a defenderem suas ideias e acompanharem a elaboração e o trâmite de projetos de lei e de outras matérias parlamentares.

- Os participantes são estimulados a apresentarem propostas voltadas à comunidade e a melhorias nas regiões em que moram. O programa também oportuniza aos jovens a chance de conferirem o funcionamento do poder Legislativo e a vivenciaram o processo democrático por meio da participação em uma jornada parlamentar.

- Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas na área de Relações Públicas da Câmara, pelos contatos: (54) 3218-1695 ou rp@camaracaxias.rs.gov.br.

29/08/2016 - 18:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

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