Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal concede o título de Cidadã Caxiense para Marlês Andreazza

Ela é diretora-presidente da FAS e acumula trajetória na educação e na assistência social


A mais nova Cidadã Caxiense é a diretora-presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Marlês Stela Sebben Andreazza, que recebeu o título da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O ato aconteceu em sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira (25/08), no plenário da Casa. Ela acumula trajetória na educação e na assistência social. Na condução da cerimônia, que reuniu cerca de 150 pessoas, estava o secretário da Mesa Diretora, vereador Pedro Incerti.

Um dos oito proponentes da homenagem, o vereador Adelino Teles ocupou a tribuna, de onde fez o pronunciamento do Legislativo caxiense. Ressaltou a contribuição de Marlês, para o desenvolvimento da cidade. Também relatou percursos de vida e profissional dela. “Trata-se de um justo reconhecimento”, definiu.

Depois de receber o diploma dos vereadores Adelino e Incerti, a agraciada citou ensinamentos de diversos membros da sua família, com ênfase aos próprios pais. O tom de gratidão estendeu-se a amigos e colegas de trabalho. Lembrou momento de dificuldade de saúde, cuja própria vida foi beneficiada por 65 doadores de sangue.

A secretária municipal de Recursos Humanos e Logística, Jaqueline Bernardi, transmitiu as saudações do prefeito Alceu Barbosa Velho e declarou-se amiga pessoal de Marlês. Enalteceu o perfil dela, nas militâncias política, partidária e social. Considerou que a homenageada sempre se empenha em prol daqueles que mais precisam.

Como autores do projeto de decreto legislativo 7/2016, que originou a homenagem de hoje, além de Adelino, assinaram os vereadores Edson da Rosa, Elói Frizzo, Felipe Gremelmaier, Flavio Cassina, Gustavo Toigo, Jó Arse e Pedro Incerti. Junto com Adelino, Cassina, Frizzo e Incerti, prestigiaram a cerimônia os vereadores Guila Sebben e Zoraido Silva.

 

Saiba mais sobre a homenageada

Marlês Andreazza nasceu em 28 de agosto de 1953, em Bom Jesus, sendo filha de Mário Francisco Sebben e de Júlia Cecília da Poian Sebben. Em 1955, veio para Caxias do Sul. No Colégio Madre Imilda, estudou até a 3ª série primária. Da 4ª série em diante, foi no Colégio São José, onde concluiu o Magistério e iniciou a vida no movimento estudantil, presidindo o respectivo grêmio, de 1º de abril de 1971 a 30 de junho de 1974.

De 1972 a 1975, Marlês ministrou aulas de preparação à primeira eucaristia, na Paróquia de Santa Tereza da Catedral Diocesana de Caxias do Sul. Em 20 de julho de 1973, recebeu o diploma de professora primária, expedido pela Escola Normal São José. No mesmo ano, teve início como professora do Colégio La Salle. Integrou a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Em 29 de dezembro de 1976, Marlês casou-se com Armando Andreazza. É mãe de Ana Cristina e Tatiane e avó de Marcelo e Izabela. Em 1988, com a professora Ângela Gomes Bortolotto, lançou o livro “Matemática de 1ª a 4ª Série”. A obra, que traz uma abordagem metodológica, teve cinco edições. Em janeiro de 1990, concluiu o curso de graduação de Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Em 2005, ingressou na Fundação de Assistência Social (FAS), para ser diretora de Promoção da Cidadania, permanecendo até 2012. Em 2 de janeiro de 2013, foi nomeada diretora-presidente da FAS, onde realizou atividades, como a implantação de 12 casas lares e o credenciamento de compra de vagas para idosos, em casas de longa permanência. Em 2014, ela obteve o Troféu Caxias Destaque e o Prêmio Vivência Social, da Proram Eventos Sustentáveis.

25/08/2016 - 21:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo