Voltar para a tela anterior.

Título de Cidadão Emérito a Edemir Giácomo Zatti reconhece o empenho do empresário caxiense

A entrega da distinção por parte do Legislativo municipal foi realizada diante de um plenário lotado, em sessão solene desta terça-feira (16/08)


A dedicação de Edemir Giácomo Zatti, 79 anos, a Caxias do Sul obteve o reconhecimento da Câmara Municipal, nesta terça-feira (16/08), quando o empresário foi agraciado com o Título de Cidadão Emérito. O presidente da Câmara, vereador Edi Carlos Pereira de Souza, conduziu a sessão solene, que estava lotada, e o parlamentar Flavio Cassina fez o pronunciamento em nome da Casa.

Um dos autores do projeto de decreto legislativo 1/2016 referente à honraria e que contou com a provação do plenário, Cassina relatou momentos da trajetória do homenageado, mencionando desde os nomes dos familiares mais próximos até a sua influência na busca de melhorias e novos espaços para a sociedade caxiense, como o Parque da Festa da Uva, e a atuação à frente do Sindimadeira.

Bacharel em Economia, formado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Zatti nasceu em 2 de julho de 1937, no distrito de Vila Oliva. Criado por pais empreendedores, ajudou a fundar o Grupo Madezatti, em 1952. Com origens no setor madeireiro, a empresa consolidou-se entre os anos 1960 e 1980, período no qual a empresa tornou-se fornecedora para canteiros de obras de inúmeras hidrelétricas e de casas populares de madeira, erguidas pelo Banco Nacional da Habitação e pela Caixa Federal.

Líder estudantil no início da década de 1960, Zatti presidiu a Associação Comercial e Industrial em 1971, época em que, ao lado de Paulo Bellini (então presidente do Centro da Indústria Fabril), auxiliou na fusão de ambas as entidades, que originaram a CIC Caxias. Além disso, integrou a comissão de construção do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos (Parque da Festa da Uva). “Edemir também participou da construção do Plano Diretor da cidade, num momento em que foram determinadas as zonas industriais, com a da região do Desvio Rizzo”, acrescentou Cassina, considerando “ativa e laboriosa” a vida do homenageado.

Com forte atuação sindical, Zatti ainda presidiu o Sindicato das Indústrias da Madeira, Serrarias, Carpintarias, Marcenarias e Tanoarias (atual Sindimadeira/RS) por mais de 21 anos. A capacidade de negociação tornou-se marca de seu mandato, jamais tendo que enfrentar uma greve e resolvendo todas as questões referentes a dissídios, via mesa de negociações. Hoje, é vice-presidente do sindicato.

Em seu discurso e já com o Título de Cidadão Emérito, Zatti recordou do tempo em que foi professor da UCS. Também narrou um pouco de sua história familiar, lembrando da primeira esposa, que faleceu em um acidente, e agradeceu pelo apoio da atual mulher, dos filhos e dos netos. Disse que se sentiu realizado após auxiliar na consolidação da UCS, da CIC e do atual Parque da Festa da Uva. “Sempre fiz o que esteve ao meu alcance como voluntário pelas causas de nossa gente”, frisou, emocionado.

Durante a cerimônia, Zatti recebeu uma placa de homenagem do Recreio da Juventude. Em seguida, um vídeo com depoimentos de lideranças e amigos foi assistido pelos participantes da solene. Por fim, representando o prefeito Alceu Barbosa Velho, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello, saudou Zatti, considerando-o um vencedor e um exemplo para as novas gerações.

Também esteve na mesa de autoridades o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), Ambrósio Bonalume. Além de Cassina, assinaram como autores da proposta de distinção a Zatti, os parlamentares Adelino Teles/PMDB, Guila Sebben/PP, Gustavo Toigo/PDT, Pedro Incerti/PDT, Zoraido da Silva/PTB, e os ex-vereadores Flávio Dias/PTB e Raimundo Bampi/PSB.

16/08/2016 - 22:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo