Voltar para a tela anterior.

Toigo destaca parecer técnico favorável da Secretaria do Turismo ao projeto para o Caminho Padre João Schiavo

O vereador pediu mobilização para, em 2017, Caxias sediar a provável cerimônia de beatificação do religioso


O parecer técnico favorável da Secretaria Municipal do Turismo ao projeto de lei 27/2016 teve destaque no pronunciamento do vereador Gustavo Toigo/PDT, autor da matéria, para criar o Caminho Turístico Padre João Schiavo. Na sessão ordinária desta quinta-feira (11/08), o parlamentar afirmou que o posicionamento do secretário Emir José Alves da Silva sinaliza a vontade do poder público, de propiciar à cidade proveito com o chamado turismo religioso. Conforme ele, no país, essa modalidade turística só se encontra atrás daquelas de férias e de negócios.

O pedetista relatou que, com a tramitação iniciada em 24 de março passado, no Legislativo caxiense, a matéria já se encontra apta para, em breve, ir à discussão, em plenário. Explicou que o trajeto proposto teria 55 quilômetros de extensão, indo desde Conceição da Linha Feijó até Fazenda Souza, onde se situam o túmulo e o memorial de Schiavo. “Trata-se do percurso de atuação do falecido pároco italiano (1903-1967), desde a sua vinda a Caxias, no início da década de 1930, até a sua morte”, contou o parlamentar.

Toigo também pediu mobilização da comunidade, para, em 2017, Caxias sediar a provável cerimônia de beatificação do religioso. O vereador informou que o próximo mês de outubro é apontado, por cardeais e bispos do Vaticano, como o período, para a emissão do decreto do Milagre do Padre João Schiavo.

De acordo com Toigo, é atribuída a Schiavo a cura do caxiense Juvelino Cara, em 1997. Relatou que, em 18 de fevereiro passado, a Comissão de Médicos do Vaticano reconheceu, na documentação analisada, que essa cura não tinha explicação médico-científica. Ou seja, poderia ser classificada como um milagre.

O vereador contou ter feito o roteiro de carro. “Para valorizar cantinas, vinícolas e outros pontos alusivos à imigração italiana, idealizei quatro rotas, em sequência, abrangendo a Igreja Nossa Senhora da Conceição, Galópolis, Nossa Senhora de Caravaggio da 6ª Légua, Ana Rech e Fazenda Souza”, observou. Ele citou realizações de Schiavo, como a fundação do Abrigo de Menores São José.

Em apoio à iniciativa, o vereador Felipe Gremelmaier/PMDB considerou que a cidade precisa se preparar para lucrar com o turismo religioso, tanto do ponto de vista cultural quanto econômico. Entre outros pontos, a proposta de Toigo sugere parcerias com a comunidade, minicentros de atendimento aos visitantes e placas de identificação, em cada acesso das rotas de passagem.

11/08/2016 - 18:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo