Voltar para a tela anterior.

Câmara entrega Prêmio Doutor Mario David Vanin de Direito

Advogados Air Paulo Luz e Nestor Antonio Perotoni receberam distinção na noite de terça-feira (9)


Outorga instituída por decreto legislativo de 1º de agosto de 2012, o Prêmio Doutor Mario David Vanin de Direito deste ano homenageou os advogados Air Paulo Luz e Nestor Antonio Perotoni. A entrega dos diplomas reuniu amigos e familiares dos homenageados na noite desta terça-feira (09/08), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores. A solenidade foi conduzida vice-presidente da Mesa Diretora do Legislativo, Flávio Cassina/PTB.

Para receber a homenagem, os profissionais devem ter 15 anos ou mais de atividade no segmento. Mario David Vanin (1941-2011) foi prefeito de Caxias do Sul e atuou como advogado e professor na área do Direito. O prêmio foi criado por iniciativa do então vereador Francisco Spiandorello.

Em nome da Câmara pronunciaram-se os vereadores Guila Sebben/PP e Felipe Gremelmaier/PMDB. Sebben destacou a trajetória de Air Paulo Luz, que chegou à Caxias do Sul no início dos anos 70, vindo de Cazuza Ferreira, sua cidade natal. O vereador lembrou passagens da vida do homenageado, dando destaque à criação, em 1997, de seu escritório de advocacia, voltado ao direito empresarial, área então pouca difundida no mercado. Também mencionou as ações empreendidas como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subsecção Caxias do Sul na defesa dos interesses da sociedade e da categoria e a sua presença permanente em eventos organizados pelo Legislativo caxiense.

Felipe Gremelmaier destacou os 40 anos de atuação de Nestor Perotoni na advocacia, com ênfase na área empresarial, e lembrou a sua formatura em 1968. Citou sua passagem pela Câmara de Vereadores, de 1973 a 1976, quando chegou a exercer a presidência da Casa. O vereador enfatizou que o homenageado sempre participou ativamente de ações em favor da comunidade, tornando-se exemplo de ética e comprometimento.

Em sua manifestação, Air Paulo Luz lembrou momentos da infância em Capão Alto, distrito de Cazuza Ferreira, como a necessidade de ter de percorrer sete quilômetros de sua casa até a escola para fazer os primeiros anos letivos. Lembrou que, antes de formar-se no Direito, sonhava em ser médico, mas iniciou cursos de Engenharia, Administração e Filosofia. Citou a participação em movimentos estudantis e comunitários, além da presidência da OAB, onde atuou na defesa de melhorias no atendimento à comunidade e às demandas da categoria.

O homenageado Nestor Antonio Perotoni lembrou que se formou da quarta turma do curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul e que teve em Mario Vanin um exemplo excepcional a ser seguido. Destacou que foi ele quem o convidou para concorrer à Câmara de Vereadores. Fez referência especial à Marcopolo e ao seu presidente emérito, Paulo Bellini, presente à cerimônia, onde iniciou sua atividades como advogado. Comentou a crise econômica e política atual, entendendo que a Nação sairá mais ética, mais limpa e preparada para enfrentar os desafios do futuro.

Representando o prefeito Alceu Barbosa Velho, o Procurador Geral do Município, Victório Giordano da Costa, afirmou que os homenageados engrandecem toda a classe dos advogados. Assinalou que o Judiciário vive momento difícil, com carência de estrutura física e pessoal para atender todas as demandas da população. Também participou da sessão a presidente da Subsecção Caxias do Sul da OAB, Graziela Cardoso Vanin.

09/08/2016 - 22:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo