Voltar para a tela anterior.

Toigo detalha projetos de valorização dos idosos

Vereador protocolou três iniciativas que contemplam áreas de turismo, saúde e educação


Com a proposta de valorização e de ampliação das políticas de atendimento aos idosos, o vereador Gustavo Toigo/PDT protocolou três projetos, os quais foram detalhados em pronunciamento na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (27/07). As propostas tratam da criação de uma linha de turismo e de um concurso anual de redação na rede municipal de ensino e do estímulo à cultural ocupacional.

Segundo o pedetista, a Linha Turismo do Idoso será um roteiro especial que pretende levar as pessoas a conhecerem os principais pontos turísticos e históricos do município. Dentre outros locais, a rota passaria pelo Monumento Nacional ao Imigrante, Casa de Pedra, Mato Sartori, Museu e Arquivo Histórico Municipal, Maesa, Igreja de São Pelegrino e Memorial Atelier Zambelli. Toigo explicou que a linha será concedida para exploração por meio de licitação. Idosos acima de 65 anos teriam gratuidade nos deslocamentos.

O concurso anual de redação para alunos da rede municipal de ensino terá a temática Valorização do idoso: um compromisso da sociedade. A proposta é que seja realizado no mês de outubro, em linha com a data nacional dedicada aos idosos, no dia 1º. Como premiação, os melhores colocados ganhariam livros e material escolar. “Os alunos repercutirão nas famílias os cuidados necessários com a pessoa idosa”, argumentou.

Já o projeto Cultura Ocupacional do Idoso objetiva que entidades públicas e instituições de longa permanência de idosos ofereçam ações de terapia ocupacional como forma de orientar e auxiliar os usuários no desenvolvimento de atividade física e mental. De acordo com Toigo, a partir dos 75 anos de idade boa parte dos idosos apresenta problemas de mobilidade e de saúde, além de ficarem mais suscetíveis a acidentes, situações que exigem ampliação das políticas de proteção e de valorização da convivência. “Precisamos promover o envelhecimento sadio, sem isolamento”, defendeu.

O vereador já expôs as propostas à diretora-presidente da Fundação de Assistência Social, Marlês Andreazza; à presidente do Conselho Municipal do Idoso, Alda Lundgren; para Suelena Barcellos Ritter, da Associação Caxiense das Instituições de Longa Permanência para Idosos; e para Lara Almeida, psicóloga da Coordenadoria do Idoso no Município. De acordo com Toigo, será fundamental que entidades representativas do setor e de outros segmentos participem com sugestões para aperfeiçoar as proposições protocoladas.

27/07/2016 - 17:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo