Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense entrega a Medalha Agricultor Destaque 2016 para Airton dos Santos e Cátia Pasquali

A edição deste ano marcou, de forma inédita, o reconhecimento a uma mulher


A Medalha Agricultor Destaque do Ano de 2016 foi entregue em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (21/07), no plenário da Casa. Neste ano, a honraria ficou com Airton Zacarias dos Santos e Cátia Andréia Pasquali. Esta edição marcou, de forma inédita, o reconhecimento a uma mulher. O 2º vice-presidente do Legislativo caxiense, vereador Arlindo Bandeira, conduziu a cerimônia.

Coube ao presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, vereador Elói Frizzo, ir à tribuna e fazer o pronunciamento da Câmara. Apontou o fato de a solenidade, a cada ano, ocorrer nas proximidades do Dia do Colono (25 de julho) e do Dia do Agricultor (28 de julho). Leu breves perfis dos homenageados e ressaltou a vocação de cada um relacionada à pecuária leiteira.

Frizzo disse que Cátia ainda se dedica à avicultura. “Trata-se de pessoas que sobressaem na comunidade e que têm o reconhecimento do Legislativo, do setor sindical e da Secretaria Municipal da Agricultura”, salientou. Quanto a Airton, o vereador referiu que, na propriedade dele, em Criúva, a média diária de produção de leite é de 250 litros, vendidos para a Cooperativa Piá.

Depois de receberem as respectivas honrarias, os agraciados ocuparam a tribuna por breves momentos. Airton limitou-se a agradecer. Cátia mencionou a própria família e dedicou o prêmio a todas as mulheres da lida campeira.

O deputado estadual Vinicius Ribeiro enfatizou que, quando as propriedades rurais são pequenas e de caráter familiar, elas apresentam maior capacidade de contribuírem com a riqueza e a sustentabilidade dos municípios onde estão sediadas. “Por outro lado, a grande estância do agronegócio acaba privilegiando, apenas, poucas famílias”, comparou. Para ele, o desenvolvimento de Caxias mostra-se ligado à continuidade do investimento no setor primário.

O secretário municipal da Agricultura, Araí Horn, transmitiu as saudações do prefeito Alceu Barbosa Velho. Procurou enaltecer características de Airton e Cátia. “O primeiro é ativo participante do Água Limpa, projeto de preservação recentemente premiado na categoria de tecnologias sociais, pelo Banco do Brasil”, contou.

Araí relatou que Cátia marca o êxito da sucessão familiar, no campo, já que, a partir de 2000, ao herdar terras do pai, no distrito de Vila Seca, resolveu empreender. Assim como Frizzo, o secretário mencionou que, no momento, a homenageada está encaminhando os ajustes finais para implantar o processamento de leite, na sua propriedade.

A criação do prêmio coube aos ex-vereadores Geni Peteffi (in memoriam) e Marcos Daneluz, a partir dos decretos legislativos 207-A/2007 e 230-A/2008. Neste ano, a Mesa Diretora é composta pelos vereadores Edi Carlos Pereira de Souza (presidente), Flavio Cassina (vice-presidente), Arlindo Bandeira (2º vice-presidente), Pedro Incerti (secretário) e Felipe Gremelmaier (2º secretário).

 

Confira outros detalhes dos agraciados:

- Cátia Andréia Pasquali

Produtora rural da localidade de Vila Seca, Cátia trabalha com pecuária de leite, destinando áreas para a produção de silagem e pastagens para os animais. Também atua na produção de ovos incubáveis.

- Airton Zacarias dos Santos

Produtor rural da localidade de Boqueirão, em Criúva, Airton trabalha com pecuária de leite há mais de 20 anos. Atualmente, comercializa o produto exclusivamente para a empresa Piá. Mantém, ainda, pastagens e lavouras.

21/07/2016 - 22:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo