Voltar para a tela anterior.

Comissão de Educação inicia preparação para um fórum interdisciplinar de ressignificação da deficiência

Nesta segunda-feira, um simpósio debateu aspectos ligados à Fonoaudiologia e à Odontologia


Um fórum interdisciplinar de ressignificação da deficiência começou a ser planejado pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Nesta segunda-feira (11/07), no plenário da Casa, aconteceu o primeiro simpósio com esse objetivo. O encontro debateu aspectos ligados à Fonoaudiologia e à Odontologia. Na condução dos trabalhos, estava o presidente da comissão, vereador Jó Arse/PDT. Ele anunciou que, em 30 dias, o grupo fará uma avaliação. Disse que a intenção é promover um evento mais abrangente até o final deste ano. “Queremos que essas discussões resultem em propostas, para a elaboração de futuras políticas que beneficiem pessoas com deficiência”, adiantou.

Presidente da Comissão de Odontologia para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) do conselho regional do setor (CRO-RS), a odontopediatra Débora Scariot compartilhou algumas preocupações. De acordo com ela, reconhecida desde 2001, a odontopediatria voltada para PNE ainda não é disciplina obrigatória, nos cursos da área. “No Brasil, só existem 600 cirurgiões-dentistas especialistas em PNE, sendo que o universo de pessoas com algum tipo de deficiência chega a cerca de 20 milhões de cidadãos”, observou.

Débora salientou que, entre crianças em geral, de 75% a 85% delas, quando em idade escolar, apresentam alteração na mordida, conforme estudos. “Entre jovens PNE, o processo de reeducação fica mais difícil, como o de mudar alguns hábitos, incluindo o de chupar o próprio dedo, o que prejudica a arcada dentária”, comentou. A odontopediatra afirmou, porém, que, por meio de conversas e de tratamentos contínuos, é possível atingir avanços.

Nessa linha, manifestou-se a fonoaudióloga Cintia Bonfante Pereira. Ela trouxe exemplos, em fotos e vídeos, de jovens pacientes que, após o devido acompanhamento, apresentaram avanços motores e cognitivos. “O deficiente, se estimulado, desenvolve inteligências múltiplas para além do tradicional Q.I., o coeficiente de inteligência”, ressaltou.

Em seguida, o presidente da Comissão de Odontologia do Esporte do CRO/RS, Cláudio Soares Etzberger, demonstrou como problemas dentários prejudicam o rendimento de atletas de qualquer modalidade. Trouxe experiências envolvendo diversos desportistas. Na ótica dele, há chances de aproveitar casos bem-sucedidos, para melhorar a vida de pessoas com deficiência.

O simpósio também teve o apoio da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, a partir das secretarias da Saúde, da Educação, da Segurança e do Esporte e Lazer, do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 7ª Região (Crefono7) e do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS). Além do vereador-presidente Jó Arse/PDT, integram a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo os vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB e Zoraido Silva/PTB. Prestigiaram o evento de hoje os vereadores Adelino Teles/PMDB, Edson, Elói Frizzo/PSB, Guila Sebben/PP e Rafael Bueno/PDT.

11/07/2016 - 20:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo