Voltar para a tela anterior.

Comissão de Educação ouve a comunidade escolar do Instituto Cristóvão de Mendoza

Professores, pais e alunos relataram situações de desconforto nas dependências da instituição após as ocupações


O vereador Jó Arse/PDT conduziu nesta quinta-feira (07/07), a reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (CECTICDLT), da Câmara de Vereadores. O encontro ocorreu na Sala de Comissões da casa legislativa e contou com a presença dos vereadores integrantes da comissão, Daniel Guerra/PRB, Edson da Rosa/PMDB e Zoraido Silva/PTB, além dos parlamentares Rafael Bueno/PDT e Guila Sebben/PP.

O objetivo da reunião foi ouvir os pais, professores e estudantes do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. Na ocasião, foram relatados episódios de ameaça e vandalismo envolvendo alguns alunos da instituição, além de falta de respeito aos docentes com agressões físicas e verbais, mesmo após as ocupações já terem terminado. De acordo com os professores, apenas um grupo pequeno de alunos esta prejudicando a sequência das aulas no colégio.

Já a equipe diretiva da instituição relatou a falta de imparcialidade da mídia caxiense ao noticiar o fato ocorrido na última semana na escola, que necessitou da intervenção da Brigada Militar na confusão.  

A coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Janice Moraes, presente no encontro, afirmou que a entidade dará respaldo aos envolvidos e auxiliará na resolução da questão, buscando um equilíbrio e um alinhamento nas atitudes de ambos os lados.

Após os relatos, os integrantes da Comissão decidiram alguns encaminhamentos. Nos próximos dias, será enviado um convite formal a cada estudante envolvido no dilema para comparecer em um posterior encontro, juntamente com seus pais ou responsável, para também serem ouvidos pelo Legislativo. Este encontro deverá contar com a presença de integrantes da Brigada Militar.

O Presidente da Comissão de Educação da Casa, Jó Arse, afirmou o papel do grupo de discussão perante o acontecimento. “Nos, parlamentares, não podemos tomar nenhuma decisão parcial e devemos ouvir ambos os lados, intermediando este fato vivenciado pela comunidade escolar do Cristóvão e ajudando legalmente a resolver essa questão. Vamos dar os encaminhamentos legais e concluir este processo, emitindo um parecer final aos órgãos competentes. Não podemos esquecer que a escola é de todos e temos o dever de manter a tradição de um dos colégios mais importantes de Caxias do Sul”, frisa o parlamentar.


Entenda o caso da última semana no Cristóvão 

Na última quinta-feira (30/06), um grupo de 13 alunos foi levado até a delegacia após uma confusão envolvendo estudantes e professores. Os estudantes, professores, pais e advogados foram ouvidos para esclarecer as circunstâncias da confusão.

Conforme os alunos, a confusão iniciou logo após a volta do intervalo. Um grupo de estudantes realizava uma reunião para tratar das eleições para o Grêmio Estudantil no período de aula sem autorização dos professores. Os docentes relataram que, quando o grupo foi chamado, alguns alunos desacataram os professores e a confusão iniciou. A Brigada Militar foi chamada e alguns estudantes reclamaram da ação policial, alegando agressões. Por outro lado, os policiais afirmaram terem sido desacatados pelos estudantes. (Fonte: leouve.com.br)

08/07/2016 - 14:04
Gabinete do vereador Jó Arse
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo