Voltar para a tela anterior.

Plenário caxiense é contrário ao fechamento de unidades do Senai no Interior do Rio Grande do Sul

Uma moção tratando do assunto e proposta pelo parlamentar Pedro Incerti/PDT contou com a aprovação unânime dos vereadores


O plenário caxiense declarou, nesta quinta-feira (07/07), ser contrário ao fechamento de unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Interior do Rio Grande do Sul. Durante a sessão ordinária, os vereadores, por unanimidade, aprovaram uma moção (MC - 23/2016) de contrariedade à decisão de interromper o funcionamento de unidades físicas do Senai/RS em 11 cidades gaúchas. A moção é de autoria do parlamentar Pedro Incerti/PDT.

Na plenária de hoje, o pedetista explicou que a moção é um modo de debater o assunto e pressionar para que o fechamento das unidades efetivamente não ocorra. De acordo com Incerti, a crise econômica e a queda na arrecadação da contribuição das indústrias fizeram o Senai tomar a decisão de fechar as unidades das cidades de Alegrete, Itaqui, Cruz Alta, São Borja, Santiago, Soledade, Capão da Canoa, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Dom Pedrito e do bairro Restinga, de Porto Alegre. Outras unidades devem encerrar o atendimento até o final do ano, acrescenta Incerti.

A redução financeira de contribuição das grandes indústrias foi decisiva, observa o parlamentar, e poderá agora prejudicar muita gente. "A falta de um espaço físico próprio pode desqualificar o ensino, que, para algumas pessoas, é a única oportunidade de acesso à profissionalização”, percebe Incerti.  

Os vereadores Daniel Guerra/PRB, Edson da Rosa/PMDB, Flavio Cassina/PTB, Guila Sebben/PP, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB  e Virgili Costa/PDT cumprimentaram Incerti pela moção e declararam voto favorável a ela, sob o argumento de que não se pode comprometer a capacitação dos jovens e adultos que procuram cursos técnicos ou outras modalidades oferecidas pelo Senai.

Cópia da moção aprovada será remetida para: governo do Estado, direção da Fiergs, senadores gaúchos, deputados federais caxienses Pepe Vargas e Mauro Pereira, e presidência da Assembleia Legislativa.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE A MOÇÃO 23/2016

Vereador – Partido - Voto

ADELINO TELES PMDB Sim

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Ausente

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Presente

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

07/07/2016 - 20:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo