Voltar para a tela anterior.

Guila Sebben visita faculdades para propor parcerias pela causa animal

O vereador reuniu-se com representantes da UCS, da FSG e da Faculdade Murialdo


Nesta sexta-feira (01/07), o vereador Guila Sebben/PP esteve reunido com a direção três instituições de Ensino Superior de Caxias do Sul. A visita de Guila visou a propor o envolvimento da academia, na causa animal, e foi motivada pelo trabalho do parlamentar, na causa, especialmente, depois do apontamento de denúncias referentes à Soama, organização não governamental do setor.

Guila sugeriu o envolvimento de diversas áreas de ensino, através da aplicação do conhecimento dos alunos, com o devido acompanhamento dos docentes. Na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Guila foi recebido pelo reitor Evaldo Kuiava, que apresentou ao parlamentar o projeto do futuro Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Tratamento Veterinário da UCS, que está em fase de captação de recursos. Quanto à proposta de parceria, Kuiava colocou a instituição à disposição: "É evidente que podemos contribuir. Precisamos oferecer atividades práticas aos nossos alunos, e isso seria um campo de atuação muito abrangente, onde podemos praticar a interdisciplinaridade entre os cursos da UCS", pontuou o reitor.

O diretor da Faculdade Murialdo, padre Joacir Della Giustina, disse que há, sim, um interesse em apoiar a causa: "Estamos totalmente abertos a esse tipo de parceria, pois, para nossos alunos, é um grande benefício ter um campo de atuação como o da Soama", disse.

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Murialdo, Rafael Festugatto, a oportunidade deve ser explorada. “Os alunos podem, além exercer os estágios curriculares e extracurriculares, prestar um auxílio no que tange à saúde pública”, afirmou.

Na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), o professor Adriano Pistore, diretor-presidente da instituição, também disse que a Faculdade está disposta a firmar esse tipo de parceria com a Soama: “Podemos agregar com os cursos de engenharia e gestão, a fim de construir um ambiente mais salubre para os animais que estão na chácara”, ressaltou Pistore.

Pistore também considerou que a causa animal fosse trabalhada nas atividades práticas supervisionadas (APS), as quais os alunos desenvolvem todo semestre. Explicou que se trata de trabalhos de campo, nos quais os alunos devem aplicar os conhecimentos adquiridos.

 

Sugestões de Guila para envolver instituições de ensino na Soama

Medicina Veterinária: auxílio no cuidado com os animais, que pode ser realizado perante a supervisão de um profissional ou docente;

Cursos de Arquitetura, Engenharia Civil, Elétrica e Ambiental: melhorias na estrutura da chácara, planejamento na construção de novos canis e na melhor destinação de resíduos;

Administração, Ciências Contábeis e Segurança do Trabalho: auxílio na gestão da entidade, na elaboração de documentos e no suporte contábil.

01/07/2016 - 22:57
Gabinete do Vereador Guila Sebben
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo