Voltar para a tela anterior.

Adiló faz voto de louvor para Marcos Fernando Kirst

Jornalista e Escritor lançou nova obra recentemente


O vereador Adiló Didomenico apresentou, durante a Sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (30/06), um voto de louvor para o jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst, que lançou no sábado, dia 25 de junho, sua nova obra (a vigésima da carreira): “Ecos do passado”.

A obra “Ecos do Passado” reúne as quase duas dezenas de textos do autor que, de maio de 2012 a novembro de 2013, compuseram uma seção fixa de resgate da história de Caxias do Sul nas páginas da revista Acontece Sul, periódico mensal que circula na Serra Gaúcha. A saborosa saga humana representada pela história de Caxias do Sul, de meados do século XVII até o ano de 1910, é o que mostra essa série de textos, separados em 18 capítulos e ricamente ilustrados com fotografias da época. As imagens antigas foram selecionadas no acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami pelo jornalista Rodrigo Lopes, responsável pela coluna “Memória” do Jornal Pioneiro.

A obra, de 208 páginas, produzida a partir de um enfoque não acadêmico, conduz o leitor a conhecer personagens como o pioneiro Félix Laner e a desbravadora Ana Rech, bem como entender os primórdios de Caxias, as primeiras famílias, a chegada do trem, as batalhas iniciais e como se estabeleceram as atividades do comércio, agricultura e a influência religiosa.

Sobre a obra, o autor Marcos Fernando Kirst define: “Conhecer o passado é tarefa vital para que uma sociedade e os cidadãos que a integram possam compreender o contexto que os define e, de posse dessa informação, estejam instrumentalizados para dar sequência ao processo civilizatório rumo a um mundo melhor, mais desenvolvido, mais justo e humano. São os ecos do passado que trazem os elementos que serão cruciais para entender o presente e construir o futuro”. O livro “Ecos do Passado” foi aprovado pelo Financiarte, projeto de financiamento da Secretaria Municipal da Cultura. Tem a apresentação assinada pela historiadora Loraine Slomp Giron, prefácio do psicólogo Dornelis Benato e posfácio do curador fotográfico Rodrigo Lopes. Traz ao final um apêndice com todos os intendentes e prefeitos de Caxias do sul, desde 1880 até o momento.

Marcos Fernando Kirst é jornalista e escritor, natural de Ijuí, mas radicado em Caxias do Sul desde 1992. Cronista diário do Jornal Pioneiro, integra a Academia Caxiense de Letras (cadeira 11) e foi patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul no ano de 2010. Entre suas obras (20 entre ficção e não-ficção) estão “Em Silêncios” (vencedora do Concurso Anual Literário de Caxias em 2011), “Dois Passos Antes da Esquina”, “Insetolândia” e “A Sombra de Clara” (ganhadora dos prêmios Açorianos de Criação Literária em 2014 e Vivita Cartier em 2016). É autor de livros de resgate histórico, incluindo “Serra Gaúcha: O passado Presente”, “Casa da Cultura: 30 Anos Irradiando Arte”, “Geremia: Um Olhar de Pai para Filho” e “Miseri Coloni: 30 Anos de Palco”.

30/06/2016 - 17:39
Gabinete do vereador Adiló Didomenico
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo