Voltar para a tela anterior.

Adelino convoca comunidade para colaborar com o Lar da Velhice

Vereador do PMDB citou que instituição passa por sérias dificuldades financeiras


Dependente exclusivamente de recursos públicos ou doados por pessoas físicas e jurídicas, além de valores provenientes de campanhas comunitárias, o Lar da Velhice São Francisco de Assis é abrigo para 70 idosos pobres e desamparados da cidade. A difícil situação financeira, que tem prejudicado os atendimentos da instituição, pautou pronunciamento do vereador Adelino Telles/PMDB, na sessão desta quarta-feira (22) da Câmara Municipal. O peemedebista recordou que, em agosto de 2015, já se manifestara sobre o tema.

Destacou que, em função da crise econômica, caiu o volume de doações, dificultando ainda mais a prestação dos serviços. “Faço um chamamento para que a comunidade não deixe de ajudar o Lar da Velhice. A maior necessidade é financeira”, reforçou. Também há necessidade fraldas geriátricas, lençóis, alimentos, materiais de higiene, lenha para calefação, roupas e medicamentos. Pediu que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente doe as madeiras que são recolhidas em ações de fiscalização.

Adelino Telles sugeriu criação de espaço no Legislativo, por meio de ação da presidência, para servir como ponto de coleta de donativos ao Lar da Velhice, a exemplo do que ocorre com a Campanha do Agasalho. Informou que as doações podem ser feitas diretamente no Lar da Velhice ou por meio do pagamento de boleto emitido pela instituição, cabendo ao contribuinte definir o valor.

Em aparte, o vereador Felipe Gremelmaier/PMDB destacou que a SER Caxias promoverá ação em favor do Lar da Velhice, no domingo (26/06), durante jogo com o Ituano, no Estádio Centenário. Quem fizer doação à entidade terá desconto de 50% no ingresso, pagando R$ 15. Medida idêntica, segundo Telles, foi adotada na partida desta quarta-feira (22), contra o Pelotas.

O vereador Guila Sebben/PP acrescentou que a Fundação de Assistência Social compra 20 vagas no lar para abrigar pessoas sem familiares. Neste sentido, pediu que os idosos com parentes próximos não sejam levados à instituição. “A demanda de pessoas abandonadas é muito grande e as vagas adquiridas pela Fundação são insuficientes para garantir atendimento a todos.” O vereador Neri, O Carteiro/SD reforçou a situação de falta de vagas e destacou a condição do Lar ser a única instituição filantrópica nesta área na cidade.

22/06/2016 - 17:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo