Voltar para a tela anterior.

Comissão da Poluição Sonora recebe a garantia de não haver planos para som automotivo no futuro Ecoparque

O secretário do Meio Ambiente disse que, apesar de cogitada, a ideia não está no projeto executivo


A garantia de não haver planos para espaço de som automotivo, no futuro Ecoparque, foi dada à Comissão Temporária Especial para Tratar da Poluição Ambiental Sonora, em reunião extraordinária da manhã desta terça-feira (14/06). No encontro, realizado na sala das comissões do Legislativo caxiense, o secretário municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, afirmou que, apesar de cogitada, a ideia não consta do projeto executivo da área. “No momento, seguimos avaliando lugares que pudessem contar com essa prática, mas sem baderna”, afirmou. Os trabalhos de hoje tiveram a condução do presidente da comissão, vereador Jaison Barbosa/PDT.

Na oportunidade, representantes de diversos bairros e loteamentos das imediações do Ecoparque, localizado junto às barragens São Paulo e São Pedro, do complexo Dal Bó, reiteraram posicionamento contrário ao som automotivo, naquela região. Entre essas vozes, estavam a do diretor de Meio Ambiente da União das Associações de Bairros (UAB), Sandro Bossardi, e as de lideranças do Balardin, Mariland, Nossa Senhora do Rosário, Parque Oásis, Sagrada Família, São Ciro e Século XX.

O secretário do Meio Ambiente aproveitou a oportunidade e comunicou que, nos próximos dias, deverá sair edital para licitar obras iniciais, no empreendimento, de cerca de 140 hectares de área. Segundo Adivandro, há previsão de academias, pistas de passeio e ciclismo, entre outras intervenções. Disse que o Jardim Botânico também faz parte do Ecoparque, projetado para ser um dos cinco maiores parques urbanos do país. Informou, ainda, que serão plantadas mais de dez mil árvores nativas de dois metros de altura cada uma.

Em seguida, o capitão Amilton Turra de Carvalho, do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), considerou prudente que fossem pesquisados pontos mais adequados para sediarem o som automotivo. O vereador Renato Nunes/PR referiu que o Ecoparque contará até com batistério (local com pia de batismo), o que, a seu ver, não é compatível com a prática do som de automóveis. O vereador Arlindo Bandeira/PP seguiu na mesma linha, de contrariedade.

A Política Municipal do Meio Ambiente determina, em zona residencial, o limite de som de até 60 decibéis ao dia e de 55 decibéis à noite. Em zona industrial, dispõe até 70 decibéis no período diurno e 60 decibéis para o noturno. Quanto às demais áreas, valem as definições da NBR 10151:2000. Para casos de descumprimento, prevê multas que vão de 90 a 3.000 valores de referência municipal (VRM), sendo que cada VRM corresponde a R$ 24,93.

O vereador Neri, O Carteiro/SD também integra a Comissão Temporária Especial para Tratar da Poluição Ambiental Sonora em Caxias do Sul.

14/06/2016 - 15:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo