Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense comemora oficialização das atividades com antena de telefonia móvel 3G em Criúva

A relações institucionais da Vivo informou investimento superior a R$ 1 milhão na estação de 60 metros de altura


Uma antena de telefonia móvel (tecnologia 3G) foi alvo de comemorações da Câmara Municipal de Caxias do Sul, no distrito caxiense de Criúva. Em funcionamento desde maio passado, a estação possui 60 metros de altura e teve investimento superior a R$ 1 milhão da Telefônica Vivo. O ato, que oficializou as atividades do equipamento, aconteceu na tarde desta segunda-feira (13/06), junto à estrutura, situada na Rua Hortência Pasquali Corso, próximo à caixa d’água, sob a condução da Comissão Temporária Especial em Defesa dos Consumidores em Telefonia, presidida pelo vereador Arlindo Bandeira/PP. Cerca de 70 pessoas prestigiaram o evento simbólico.

De acordo com Bandeira, a data de hoje marcou o resultado de um pleito de anos puxado pelo Legislativo caxiense. “A escolha por Criúva coube à própria operadora, devido a critérios de ordem técnica. Agora, a comissão continuará batalhando por mais antenas que atendam às demais localidades do Interior de Caxias”, destacou o parlamentar.

A relações institucionais regional Sul (RS, SC e PR) da Vivo, Laiana de Souza, ressaltou que o investimento da operadora, em Criúva, partiu de comprometimento, junto à antiga Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, que funcionou na Assembleia Legislativa gaúcha, ao longo de 2013. “Apesar desse tipo de serviço, no Interior, não ser obrigação da Vivo, prometemos que levaríamos a tecnologia 3G para alguns locais. Após muitas articulações, com as participações da Câmara de Caxias e do Procon (órgão de defesa do consumidor), ficou decidido que Criúva seria contemplada”, contou a executiva.

O subprefeito de Criúva, Luiz dos Reis, lembrou que, a partir de 2000, a luta para melhorar a telefonia local ganhou mais força. Considerou fundamental a participação da Câmara caxiense, nesse processo. Para ele, o perfil turístico que Criúva assumiu, sobretudo nos últimos anos, também contribuiu na decisão da Vivo.

Reis enfatizou que a altitude de 950 metros do distrito facilita a abrangência da antena de 60 metros. “Ouvimos relatos de pessoas de Campestre da Serra, Monte Alegre e São Marcos que estão sendo beneficiadas pelas ondas de transmissão dessa estrutura”, relatou.

Dados da Subprefeitura de Criúva apontam para um território de 460 quilômetros quadrados de área. O distrito contabiliza mil quilômetros de estradas, dos quais 23 quilômetros são asfaltados. O subprefeito informou que há dois mil moradores fixos, cujo número oscila para a faixa entre 15 mil e 20 mil pessoas, aos finais de semana.

Além do vereador-presidente Arlindo Bandeira/PP, integram a Comissão Temporária Especial em Defesa dos Consumidores em Telefonia de Caxias do Sul os vereadores Adelino Teles/PMDB, Elói Frizzo/PSB, Neri, O Carteiro/SD e Pedro Incerti/PDT. O ato contou com diversas autoridades, como os vereadores Frizzo, Incerti e Neri, secretários municipais e representantes do Procon.

13/06/2016 - 18:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo