Voltar para a tela anterior.

Câmara homenageia Casa Família Murialdo

Foram lembrados os 10 anos da instituição


A Casa Família Murialdo foi homenageada pelos 10 anos de existência durante a sessão desta terça-feira (29). O requerimento que deu origem à cerimônia é da Vereadora Ana Corso/PT, e aprovado por unanimidade.

Ana Corso falou em nome dos demais Vereadores. Salientou o importante trabalho no resgate da cidadania realizado pela família murialdina. A Vereadora citou fatos que relembram a época da implantação da casa, cujo modelo de assistência, com apoio nos moldes de uma família, até então era pioneiro em Caxias do Sul.

Desde a criação, as crianças são carinhosamente assistidas pelo casal de referência, o coordenador Elói Gallon e sua esposa, Elisa. É fundamental o trabalho desenvolvido na perspectiva do resgate de valores familiares, preparando-as para a adoção. Também quero agradecer à congregação dos Josefinos de Murialdo e a Fundação de Assistência Social, que abraçam a causa.

Alan Plauda, ex-abrigado da Casa Murialdo, em seu depoimento contou sobre a experiência de ter passado sete anos na Casa Família Murialdo. Eu quando criança era muito revoltado. Mas quando fui para a primeira colônia de férias, disse que iria mudar. Alan afirma que a experiência no local, com o acompanhamento dos profissionais, o fizeram uma pessoa melhor. Foi ótimo ter passado por lá. Hoje eu aconselho as crianças que estão no local.

O provincial dos Josefinos de Murialdo, padre Raimundo Pauletti, agradeceu aos Vereadores pela iniciativa da homenagem. Expôs que a Casa Família foi fundada no ano em que se comemorava o centenário da morte do fundador da congregação, Leonardo Murialdo, acolhendo as crianças em situação de vulnerabilidade, excluídas, por diversos motivos, de um convívio sociofamiliar.

O início não foi simples, mas o grupo aprendeu e ainda aprende, aperfeiçoando-se no amparo completo pela família murialdina, baseada nos preceitos de São Leonardo Murialdo.

O provincial agradeceu aos parceiros, educadores e colaboradores, e também à dedicação de Elói e Elisa Gallon.

O Secretário de Recursos Humanos e Logística, Edson Mano, representou o prefeito José Ivo Sartori. Comentou ter estudado na instituição, relatando fatos de sua época envolvendo o Murialdo.

Serve de exemplo a importante atuação do Instituto Murialdo. É uma entidade que se preocupa com crianças e adolescentes, que as prepara para uma inserção saudável na sociedade.

Mano salientou a necessidade do município investir pesado em projetos dessa natureza, tanto financeiramente como em treinamento de pessoal. Em nome do Executivo, parabenizou a todas as pessoas ligadas às atividades da Casa Família Murialdo.

A Casa Família Murialdo foi inaugurada em 30 de março de 2000. Atende doze meninos e meninas, de 0 a 18 anos, privados da convivência familiar. Os profissionais buscam garantir o processo de inclusão social de crianças e adolescentes que são orientados por especialistas de diversas áreas e contam com assistência vinte e quatro horas por dia.

29/06/2010 - 19:45
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo