Voltar para a tela anterior.

Espaço legalizado para som automotivo é tema de reunião na Câmara de Vereadores e recebe retorno positivo da Prefeitura

Encontro promovido pelo vereador Arlindo Bandeira discutiu alternativas para a legalização do som automotivo em Caxias do Sul


Encontrar uma solução para a legalização e local destinado para a prática do som automotivo, ao mesmo que diminua as constantes reclamações pela perturbação do sossego público norteou uma reunião promovida pelo vereador Arlindo Bandeira/PP nesta segunda-feira (30/05). O encontro ocorreu no anfiteatro da Câmara de Vereadores e contou com cerca de 60 pessoas e com as presenças do Secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho, que representou a Prefeitura, Capitão Turra do 12º Batalhão de Polícia Militar, do vereador Rafael Bueno/PDT que preside a Frente Parlamentar em Defesa das políticas Públicas de Juventude, presidente da Associação Caxiense de Som Automotivo, Leonardo Reis do Nascimento e do promotor de eventos, Fernando Gomes. Participaram também representantes de secretarias municipais de Segurança Pública e Proteção Social - Guarda Municipal e Coordenadoria da Juventude, equipes de som automotivo, competidores, lojistas, promotores de eventos e apreciadores. O Chefe de Gabinete e Secretário da Receita Municipal, Paulo Dahmer e o Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Edi Carlos/PSB, participaram de uma parte da reunião.

Com o tema “Um espaço para o Som Automotivo”, a reunião apresentou os diversos pontos de vistas sobre o assunto. O debate iniciou com a apresentação de dados do som automotivo em Caxias do Sul e região, feitas pelo presidente da Associação Caxiense de Som Automotivo, Leonardo Reis do Nascimento e do promotor de eventos, Fernando Gomes. Segundo eles, Caxias do Sul hoje possui 50 equipes organizadas, 30 competidores, 150 lojistas de venda de equipamentos de som automotivo e instalação e 24 eventos anuais com uma média de 2000 pessoas cada. Eles também explicaram que esperam que ocorra uma resolução do Poder Público que defina regras para liberação de alvará que autorize a realização de eventos de som automotivo no Município, assim como espaços destinados para essa prática como ocorrem em outras cidades, onde eventos deste tipo fazem parte até do calendário de eventos.

O representante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Turra, achou positivo o encontro, pois esse problema tem apenas migrado de lugar e com a definição por um espaço legalizado e destinado para esta prática poderia amenizar essa demanda que tem gerado muitas reclamações. Turra salientou que isso deve ser construído com diversos setores, inclusive com a presença inclusive do Ministério Público, e que deve ocorrer de forma organizada e legalizada para reprimir ações isoladas.

O secretário Manuel Marrachinho, afirmou que este é um segmento importante para a comunidade como atividade de lazer, econômica, cultural e social. Também lembrou que é necessário desmitificar a imagem do som automotivo, ao mesmo tempo que é necessário atender o interesse da maioria da população. Segundo ele, avançando neste assunto da legalização isso empoderará os órgãos de segurança e fiscalização, por que eles poderão separar os bons, dos ruins (baderneiros). No final, ele informou que a Prefeitura está com um projeto avançado de um espaço multiuso para atender e receber eventos deste perfil, porém disse não acreditar que a destinação de um local para as competições vá acabar com o barulho em via pública, mas pode ajudar muito.

Logo em seguida chegou o Chefe de Gabinete, Paulo Dahmer, confirmou que está previsto para ser construído no Complexo Dal Bó o Eco Parque, que prevê a reserva de um espaço para a prática de som automotivo, com 600 vagas para veículos. Ele salientou que ainda está em fase de licitação para a construção de uma passarela que vai ligar o Jardim Botânico aos outros espaços do complexo e que ainda existem definições que passarão pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Dahmer explicou que num próximo encontro gostaria de apresentar o projeto para que a Associação Caxiense de Som Automotivo e outros envolvidos possam conhecer.

O proponente da reunião, vereador Bandeira saiu satisfeito e disse ter certeza que a legalização e a definição de um ou mais espaços inibe a ação daqueles que escutam música com som alto em qualquer via pública, facilita a fiscalização, diminui o número de reclamações, organiza e define critérios para a realização de eventos deste tipo. Segundo ele, Caxias do Sul possui diversos competidores, muitas equipes organizadas, centenas de comércios de equipamentos e serviços que geram empregos e ajudam na economia da cidade, além de milhares de pessoas que gostam de som na última potência. “Os jovens pedem mais espaço para se divertir e a população pede sossego. Logo, é preciso encontrar a melhor saída e trabalhar sempre com transparência e comprometidos com o melhor para nossa comunidade. Acredito que estarmos no caminho certo”, salientou.

01/06/2016 - 14:27
Gabinete do vereador Arlindo Bandeira
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo