Voltar para a tela anterior.

Vereador Adiló Didomenico critica insegurança vivida pela comunidade caxiense

Parlamentar citou atos de delinquência na Estação Férrea e cobrou medidas urgentes do governo



O vereador Adiló Didomenico/PTB expressou, na tarde desta terça-feira (31/05), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, preocupação com a insegurança que aflige a comunidade caxiense. O parlamentar enfatizou que desaprova a reunião ordinária que ocorrerá nesta quinta-feira (02/06), no Legislativo caxiense, solicitada pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS). O encontro pautará medidas para solucionar a insegurança nas imediações do largo da Estação Férrea.

Na tribuna, Adiló manifestou-se sobre a reunião, e entendeu que o problema não será resolvido tapando o sol com a peneira. Em sua opinião, a segurança pública deveria estar em primeiro lugar na pauta do governo. O vereador cobrou medidas emergenciais, afirmando que desde os anos 2000 a segurança está em colapso, e ações temporárias não funcionarão mais: “Não concordo com a instalação de uma guarita da Guarda Municipal na área da Estação Férrea. Existem crimes lá, mas não podemos priorizar aquela área se o restante do município ficar a mercê do crime”, destacou o petebista. A superlotação do sistema carcerário, a fraca legislação e o baixo efetivo de policiais nas ruas foram outras críticas feitas.

O vereador Gustavo Toigo/PDT opinou que penitenciárias são as estruturas mais baratas que o Estado pode promover. Além disso, denunciou que o efetivo atual da Brigada Militar é igual ao da década de 1980. Para Edio Elói Frizzo/PSB, o problema é político: “Precisamos lutar para alterar o Código Penal. Não dá para aceitar que o preso solicite progressão para o regime semiaberto cumprindo apenas um sexto da pena”, desabafou Frizzo.

Para Guila Sebben/PP, a segurança que o Município puder garantir à Estação Férrea será muito bem-vinda: “Naquele local, podemos encontrar opções de gastronomia, lazer e turismo. Se houver mais segurança, o turista passará a frequentar o local. O valor ali investido em consumo auxiliará na movimentação econômica do município”, citou Guila. Os vereadores Arlindo Bandeira/PP e Rodrigo Beltrão/PT também se pronunciaram.

31/05/2016 - 18:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo