Voltar para a tela anterior.

Sociedade da Igreja de São Romédio recebe aplausos na Câmara de Caxias do Sul pelos 140 anos de história

A partir de proposição do vereador Felipe Gremelmaier em conjunto com outros parlamentares, o Legislativo homenageou a comunidade nesta segunda-feira (30/05)


A trajetória de 140 anos da Sociedade da Igreja de São Romédio despertou muitos aplausos, durante a sessão solene desta segunda-feira (30/05), na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. À frente do Legislativo, o parlamentar Edi Carlos Pereira de Souza conduziu a cerimônia. A ideia de homenagear a comunidade de São Romédio partiu do vereador Felipe Gremelmaier/PMDB em conjunto com outros parlamentares. Gremelmaier, que é sócio da localidade, fez o discurso em nome dos demais colegas de plenário.

O vereador ressaltou que a região é considerada o primeiro núcleo de colonização italiana na cidade, a exemplo das comunas da Itália. Por isso, é chamada de Berço de Caxias. Construída na localidade da Quinta Légua, em 25 de dezembro de 1876, a simples capela foi denominada em homenagem ao santo italiano, muito cultuado na Província de Trento, ao Norte da Itália, de onde partiram os imigrantes.

Nesse contexto, o templo religioso se transformou em espaço de fé, união e sustentação, além de ter sido considerado patrimônio histórico e cultural do Estado, por meio da lei 12.440, de 30 de março de 2006. “São 140 anos que lembram gerações inteiras. A estrutura da nova Igreja, que é da década de 1930, traz a simplicidade dos imigrantes, mas também significa sua fortaleza. Além da influência católica, a constituição da identidade dessa região envolve muitos costumes e práticas que se perpetuam até hoje, inclusive com reflexos na educação”, sublinhou Gremelmaier, antes de mencionar vários nomes que auxiliaram na fundação da sociedade, atualmente presidida por Ana Scariot Echer.

Ana recebeu a placa de homenagem do Legislativo e, em voz alta, disse que é de todos. Em nome da sociedade, Nadir Tonus cumprimentou a plateia e o Parlamento municipal. Inicialmente, em italiano, Tonus deu graças pela possibilidade de os imigrantes terem chegado nesta região na segunda metade do século XIX. O sócio mencionou que a igreja foi revitalizada em 2014 e mantém uma programação constante, principalmente em torno do aniversário dos 140 anos.

Conforme Tonus, desde a origem, o estatuto da sociedade somente sofreu uma alteração. Ele externou gratidão a todos os antepassados e aos atuais moradores que ajudam solidificar e dar sequência aos trabalhos da comunidade. “Nossa diretoria é uma grande família que conta com o envolvimento de mais de 200 colaboradores”, ressaltou, finalizando o pronunciamento com uma saudação de buonasera (boa noite, em italiano).

Chefe de gabinete e titular da pasta da Receita, Paulo Dahmer trouxe a saudação do prefeito Alceu Barbosa Velho. O secretário considerou a sociedade de São Romédio um exemplo de união e participação comunitária.

De autoria coletiva, o requerimento 24/2016 que discorreu sobre a honraria foi aprovado pela unanimidade dos vereadores, no mês passado. Além de Gremelmaier, assinaram como autores os parlamentares Adelino Teles/PMDB, Adiló Didomenico/PTB, Ana Corso/PT, Arlindo Bandeira/PP, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB, Elói Frizzo/PSB, Flavio Cassina/PTB, Guila Sebben/PP, Gustavo Toigo/PDT, Jó Arse/PDT, Neri, O Carteiro/SD, Pedro Incerti/PDT, Renato Oliveira/PCdoB e Zoraido da Silva/PTB.

 

30/05/2016 - 22:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo