Voltar para a tela anterior.

Caxias do Sul pode ter Dia Municipal da Capoeira

Proposta foi protocolada pelo vereador Jaison Barbosa


A arte da capoeira, praticada no Brasil Colônia desde o início do século XVI, pode ser homenageada pelo Legislativo caxiense. A proposta para a criação do Dia Municipal da Capoeira partiu do vereador Jaison Barbosa/PDT, com apoio da coordenadoria de Igualdade Racial e movimentos ligados à manifestação cultural. O texto ainda será discutido no plenário da Câmara Municipal. Se aprovada, a data seria comemorada anualmente no dia 03 de agosto.

Considerada uma arte genuinamente brasileira, a capoeira foi desenvolvida por descendentes de escravos africanos, com influências indígenas. A capoeira é conhecida por seus movimentos rápidos, usando os braços e as pernas, para executar manobras de agilidade com movimentos reais, em sua maioria inspirados na fauna brasileira.

Praticada com música tradicional, tendo como instrumento mais importante o berimbau, a capoeira foi perseguida, discriminada e marginalizada. Apesar disso, resistiu, tendo passado primeiramente por um processo de criminalização, onde esteve presente no Código Penal Brasileiro de 1890.

A resistência popular conseguiu manter e expandir a prática da capoeira. Primeiramente, o esporte passou por uma evolução, para deixar de ser visto como criminoso. A seguir, buscou sua afirmação como modalidade nacional de luta. Apenas em 1972, enfim, a capoeira foi institucionalizada e reconhecida oficialmente como esporte, conforme portaria expedida pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC).

Atualmente a capoeira é reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e está organizada em uma confederação. Em meados de 2008, a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do povo brasileiro (IPHAN).

 

A capoeira em Caxias do Sul:

Para Mestre Brasil, que está à frente da Coordenadoria de Igualdade Racial, é importante destacar a data, bem como promover o Dia Municipal da Capoeira, pois contribuirá para a divulgação desta importante manifestação cultural.

Sabe-se que a capoeira nasceu das lutas dos negros, povo que foi oprimido e buscou incessantemente sua liberdade. Ao longo de sua história, a capoeira sempre esteve associada àqueles que viveram às margens da sociedade, mas que sempre lutaram pela afirmação de sua identidade, direitos e valores culturais. 

30/05/2016 - 13:36
Gabinete do vereador Jaison Barbosa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo