Voltar para a tela anterior.

Mérito Comunitário 2016 é entregue para Cleusa Morais, Lar da Velhice São Francisco e Marciano da Silva

Este dia 19 de maio também celebrou o aniversário de 53 anos da União das Associações de Bairros


No dia do aniversário de 53 anos da União das Associações de Bairros (UAB), a Câmara Municipal de Caxias do Sul promoveu a entrega da Medalha Mérito Comunitário de 2016. A sessão solene aconteceu na noite desta quinta-feira (19/05), no plenário da Casa, e agraciou Cleusa Maria Morais, Marciano Corrêa da Silva e Lar da Velhice São Francisco de Assis. O presidente do Legislativo caxiense, vereador Edi Carlos Pereira de Souza, conduziu a cerimônia.

Os vereadores Adelino Teles, Neri (O Carteiro) e Pedro Incerti revezaram-se na tribuna, a fim de relatarem um pouco da trajetória de cada homenageado. Para Adelino, Cleusa é uma digna merecedora da comenda, pelo seu histórico de lutas sociais. Conforme Neri, o Lar da Velhice possui 72 funcionários e diversos voluntários que contribuem com a entidade, que atende 70 idosos, entre homens e mulheres de 46 a 97 anos de idade. Incerti afirmou que Marciano sempre se dedicou à vida comunitária.

Após serem condecorados, os homenageados fizeram breves agradecimentos a partir da tribuna. Cleusa reconheceu que, por vezes, precisou se afastar da rotina familiar, para se envolver com os bairros. “A UAB é a minha segunda família”, garantiu. A presidente do Lar da Velhice, Léa Signori, salientou que, na sua 6ª gestão como presidente do órgão e após 27 anos de atuação voluntária, aprendeu o significado de ajudar ao próximo. Marciano contou que, ainda na juventude, conseguiu vencer o desafio contra o alcoolismo, chegando hoje aos 81 anos de idade, em condições de trabalhar pela zona Norte e jogar futebol, nos campeonatos da UAB.

A presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Marlês Andreazza, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. De acordo com ela, nos últimos anos, o poder público vem conseguindo dar maior atenção ao Lar São Francisco, por meio da compra de 20 vagas, cuja distribuição obedece a critérios de vulnerabilidade social, e de outras formas de auxílio.

O presidente da UAB, Flávio Fernandes, enalteceu a contribuição de cada agraciado com a vida comunitária e mencionou muitas das lideranças do movimento, ao longo desses 53 anos. Entre eles, o ex-vereador e presidente de honra da UAB, Luiz Pizzetti, que prestigiou a cerimônia de hoje.

A Medalha Mérito Comunitário está prevista no decreto legislativo 217/A, de 13 de dezembro de 2007, a partir da iniciativa do ex-vereador Deoclécio da Silva. É concedida aos cidadãos ou entidades de Caxias do Sul que se destaquem por ações voltadas ao bem-estar da comunidade.

Saiba mais sobre os homenageados

- Marciano Corrêa da Silva: Nascido em 20 de outubro de 1934, em Machadinho (RS), é casado com Cleni do Nascimento e tem nove filhos. Aos 23 anos de idade, veio morar em Caxias do Sul. Desde 1993, preside a Associação de Moradores do Bairro (AMOB) Cânyon. Por dois anos, presidiu a AMOB do Vila Ipê. Sempre se preocupou com a infraestrutura básica das regiões da cidade, incluindo luz, esgoto e calçamentos. Trabalhou em pedreiras. Por quase uma década, atuou na manutenção de redes de esgoto, como funcionário da Prefeitura caxiense. Auxiliou, inclusive, na construção da rede de água do Vila Ipê, onde mantém regulares prestações de serviços voluntários. Contribuiu com a zona Norte, a partir da construção de unidades básicas de saúde (UBS) e de um complexo esportivo;

- Cleusa Maria Moraes: Nascida em 7 de julho de 1955, em São Francisco de Paula (RS), é casada com Adi Alves dos Santos e tem três filhos. Aos cinco anos de idade, veio morar em Caxias do Sul. O seu trabalho comunitário iniciou-se em 1969, com a organização do primeiro clube de mães, na região dos bairros Kayser e Esplanada. No início dos anos 1980, foi secretária-geral do Conselho Fiscal da União das Associações de Bairros (UAB). Em 1985, participou da fundação da AMOB Vila Gauchinha, atualmente presidida por ela. Colaborou com a organização da associação e do clube de mães do Bairro Aeroporto. Foi diretora do Departamento da Mulher da UAB e coordenou o lançamento do concurso Mais Bela Comunitária de Caxias do Sul.

- Lar da Velhice São Francisco e Assis: Fundada em fevereiro de 1960 e sediada no Bairro Cinquentenário, é uma sociedade civil sem fins lucrativos. Prioriza o atendimento a idosos, homens e mulheres, desamparados e pobres que não têm como viverem, no âmbito de suas famílias. Recebem da instituição habitação, alimentação, vestuário, assistência médica, dentária, farmacêutica, psicológica e assistencial.

19/05/2016 - 21:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo