Voltar para a tela anterior.

Bancada do PT repercute despacho do MPF sobre abertura UPA Zona Norte

O documento recomenda que a Unidade seja aberta em 120 dias


Os vereadores da bancada do PT abordaram, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (18/05), a recomendação que o Ministério Público Federal fez ao município a respeito da abertura da UPA Zona Norte. O ofício considera que apesar da previsão inicial de funcionamento ser em 2014, a prefeitura ainda não apresentou nenhuma data para a abertura.

O vereador líder da bancada Rodrigo Beltrão/PT lembrou que a bancada realizou uma diligência na UPA Zona Norte e constatou que todos os equipamentos, exceto a máquina de raio-X, foram adquiridos e estão prontos para funcionamento. “Seria importante que a comunidade conheça e visite o projeto UPA Zona Norte, porque é possível perceber que só faltam os servidores começarem a trabalhar”, explicou Beltrão. Além disso, criticou o governo municipal por falta de planejamento. “Fica evidente a responsabilidade do município em abrir a UPA. Temos que elogiar a atuação do MPF, pois num primeiro momento já acaba com esse discurso de o prefeito tem planejamento e tem gestão. Nenhum gestor que faça planejamento vai construir um prédio para deixá-lo fechado. Esse despacho, além de revestido da legalidade, do ponto de vista do planejamento se evidencia que esse governo não tem elegido a saúde como prioridade”, ponderou.

A vereadora Denise Pessôa/PT lamentou que fosse preciso esperar o MPF se manifestar.  “Precisamos urgentemente que a UPA comece a funcionar. Semana passada o Postão 24h tinha fila que dobrava a esquina. Além disso, com o corte de gastos da prefeitura, uma sala de observação foi fechada por alguns dias, o que causa mais fila e mais tempo de espera no atendimento”, argumentou a vereadora. Além disso, Denise defendeu que o funcionamento ocorra com a contratação de serviços públicos, e não terceirizados.

Já a vereadora Ana Corso/PT sugeriu que o prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT siga o exemplo do prefeito de Farroupilha Clayton Gonçalves/PDT, que ingressou na justiça cobrando o atraso dos repasses de verbas para a saúde do Governo do Estado. “É uma medida a ser tomada. O juiz está obrigando o Estado repassar os R$ 17 milhões devidos à saúde de Farroupilha. O prefeito Alceu deveria fazer a mesma coisa para que o governo do Estado pague o que deve à Caxias, uma vez que os repasses são maiores e se poderia abrir a UPA Zona Norte”, ressaltou a parlamentar.

19/05/2016 - 11:36
Gabinete do vereador Rodrigo Beltrão
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo