Voltar para a tela anterior.

Reunião da Comissão de Educação realiza o lançamento do 1º SIMPÓSIO Interdisciplinar de Caxias do Sul

O encontro foi presidido pelo vereador Jó Arse e oportunizou a apresentação do projeto de inclusão, promovido por odontólogos e fonoaudiólogos


O vereador Jó Arse/PDT conduziu quinta-feira (12/05), a reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (CECTICDLT), da Câmara de Vereadores. O encontro ocorreu na Sala de Comissões Geni Peteffi, da Casa legislativa, e contou com a presença dos vereadores integrantes da comissão, Daniel Guerra/PRB e Zoraido Silva/PTB, assessora Elis da Silva, representando o vereador Edson da Rosa/PMDB, bem como, a diretora geral da Secretaria Municipal da Saúde, Marta Fatori, técnica na área da deficiência da rede da saúde, Káthia Sonalio, diretor da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Gabriel Citton, coordenador do setor de Paradesporto da SMEL e atual treinador da Seleção Brasileira de Basquete de Cadeira de Rodas, Tiago Frank, gerente pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Tatiane Rigotti e diretor da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Leonardo Nickel.

No encontro foi realizado o lançamento do 1º SIMPÓSIO Interdisciplinar de Caxias do Sul – Ressignificando a Deficiência, fundamentado pela Odontopediatra, Débora Scariot, e Fonoaudióloga, Cintía Bonfanter Pereira, ambas presentes na reunião. O objetivo desta primeira edição do projeto de inclusão é promover a saúde e intervenção precoce através da multiplicação dos conhecimentos, apresentando estudos e resultados obtidos com a atuação interdisciplinar entre a fonoaudiologia e odontologia. Para a explanação do evento, Jó Arse passou de imediato, a palavra à Débora.

A doutora exibiu algumas das temáticas e especificidades do Simpósio, entre elas, a possibilidade da ampliação do conhecimento necessário entre os profissionais das mais diversas áreas da reabilitação e da educação em benefício da criança com deficiência. Outro dos principais objetivos do evento é a apresentação das inovações que estão sendo crescentemente reconhecidas no âmbito da prevenção e promoção de saúde, através da importância na relação do equilíbrio corporal com o correto posicionamento mandibular, proteção dentária e os efeitos do uso de aparelhos intrabucais, visando melhorias na função respiratória.

A preocupação de Débora é com a reabilitação das pessoas com deficiência. De acordo com a doutora, os profissionais desconhecem alguns recursos, dos quais as especialistas estão capacitando-se e trarão para explanação no Simpósio. Também ressaltou a ideia de multiplicar os programas para saúde bucal dos portadores de necessidades. “O aparelho pode beneficiar a fala e o desenvolvimento intelectual e a Placa Palatina de memória estimula o crescimento e formato maxilar, beneficiando os bebês e crianças com deficiências. Esses são alguns exemplos que traremos para discussão no evento”, ilustrou. Finalizando a explicação, atentou para a importância da capacitação aos agentes do município. “Vamos trazer para Caxias do Sul um trabalho mais direcionado para os profissionais. Também virá um especialista em Odontologia do Esporte (OE), visando esclarecer a importância dos aparelhos para os esportistas. Alunos e docentes dos cursos de saúde das instituições de ensino também devem estar presentes, para apresentarmos o trabalho aos nossos futuros colegas”, concluiu.

A Fonoaudióloga, Cintía, explicou o significado do nome que o evento carrega. “As crianças deficientes também podem oferecer coisas boas e mostrar suas habilidades, favorecendo aprendizados às crianças que não possuem deficiências. É uma troca simultânea, e isso é dar um ressignificado à doença”, esclarece.

Prosseguindo com a reunião, o presidente da comissão, Jó Arse, abriu para indagações e análises dos presentes. Representando a Secretaria Municipal da Saúde, Marta Fatori parabenizou às doutoras pela iniciativa e colocou a SMS à disposição. “O evento vem de encontro com a necessidade de prevenção e apoio ao processo de inclusão. Vamos trabalhar e apoiar este projeto”, afirmou. Também da SMS, Káthia Sonalio, acrescentou “Tudo que vier agregar a sociedade é muito bem-vindo”.

Representando a SMED, Tatiane Rigotti afirmou que a pasta de educação também é parceira para a efetivação do projeto. “A iniciativa é louvável, pois a atitude preventiva é fundamental para a reabilitação e educação da criança com deficiência”, argumenta. Pela SMEL, Tiago Frank que também é um militante do Paradesporto, agregou mais significância à proposta. “É necessário desmistificar algumas questões para que haja uma inclusão de fato. Seremos parceiros neste compromisso”, declara. Pela Segurança Pública, Leonardo Nichel similarmente assegurou apoio. “Podem contar conosco para a realização de um grande evento”, completou Nichel.

Em sua manifestação, Jó Arse ressaltou a importância da parceria entre o público e o privado para a efetuação e divulgação do evento. “Os poderes executivo e legislativo, juntamente com órgãos públicos e especialistas, executarão a atividade e trarão o conhecimento a quem precisa: profissionais, familiares, cuidadores, esportistas e os militantes da acessibilidade. A data e o horário foram articulados para facilitar a presença das pessoas que integram este”, aponta. De acordo com Jó, o papel da comissão é exteriorizar o espaço e ajudar na realização e difusão do evento. “Vamos fazer uma força tarefa, convidar os demais parlamentares e buscar o apoio de divulgação na mídia, informando a comunidade sobre a realização do Simpósio. Pode ser a primeira de muitas parcerias que, futuramente, resultem em novos encontros com enfoque interdisciplinar. Agradeço todos os presentes no encontro pelas intervenções”, gratificou o parlamentar, encerrando a reunião.

O 1º SIMPÓSIO Interdisciplinar de Caxias do Sul – Ressignificando ocorrerá no dia 11 de julho, no Plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, às 13h30. Próximo à data, mais informações estarão disponíveis com a CECTICDLT.

13/05/2016 - 11:00
Gabinete do vereador Jó Arse
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo