Voltar para a tela anterior.

Trabalhadores da área da limpeza recebem elogios e agradecimentos no Legislativo caxiense

Da Tribuna Livre designada ao Sindilimp, se manifestaram o presidente da entidade, Henrique Silva, e o diretor da Codeca, Paulo Ballardin


Trabalhadores da área da limpeza receberam elogios e agradecimentos, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul desta quinta-feira (12/05), no Legislativo caxiense. Na Tribuna Livre designada ao Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza e Conservação de Caxias do Sul (Sindilimp), se manifestaram o presidente da entidade, Henrique Silva, e também o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Paulo Ballardin. Minutos antes, nas Pequenas Comunicações, diversos parlamentares externaram voto de congratulação especialmente aos garis, cujo dia municipal é comemorado anualmente em 16 de maio, conforme lei 7370/2011.

Henrique Silva agradeceu pelo respeito com que o Legislativo caxiense atende à categoria. Somente em Caxias do Sul, segundo o dirigente, existem 7 mil trabalhadores em atividade nas áreas da limpeza e da conservação. “Atrás da palavra gari, há homens e mulheres que trabalham no dia a dia, que têm coração, sentimentos e família. Se a nossa cidade é o que é hoje (em termos de limpeza) se deve também ao empenho de nossos trabalhadores”, ressaltou Henrique.

O presidente do Sindilimp mencionou como exemplo de dedicação Ieda Brum Gomes, 69 anos, que é varredora da Codeca e recentemente sofreu uma ameaça de infarto enquanto trabalhava. Como se recupera bem, hoje ela esteve no plenário do Legislativo, juntamente com diversos colegas da Companhia.

Ballardin também exaltou o esforço e a contribuição dos colaboradores da Codeca, que é a empresa de economia mista responsável pela coleta e destinação final dos resíduos domiciliares de Caxias do Sul. O presidente da Companhia informou que, atualmente, há 215 garis atuando na coleta de 450 toneladas de resíduos/dia (360 toneladas de orgânicos e 90 toneladas de seletivo); 165 trabalhadores na capina, respondendo por uma produção de 3 milhões de m²/mês; e 102 varredores, que limpam 30 milhões de m²/mês.

Ballardin pontuou que os profissionais da Codeca são bem recebidos pela comunidade, lembrando que, recentemente, crianças de uma escola do bairro Serrano homenagearam os profissionais que atendem na região. “Não há preço que pague o retorno dessas crianças”, frisou o dirigente.

A solicitação do espaço da Tribuna Livre para o Sindilimp foi feita pelo vereador Renato Oliveira/PCdoB, por meio do requerimento nº 25/2016, o qual recebeu a aprovação do plenário no mês de abril.

12/05/2016 - 19:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo