Voltar para a tela anterior.

Bancada do PT visita da UPA Zona Norte

A estrutura se encontra pronta, mas falta de Raio-X impede abertura


Os vereadores da bancada do PT, em companhia de lideranças comunitárias da região (Altos da Maestra, Loteamento Jardim Embaixador, Santo Antônio e Reolon), visitaram a Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte (UPA) na manhã desta segunda-feira (09/05). A atividade foi realizada com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Dilma Tessari, para verificar os fatores que estão impedindo a abertura do local. Além da cobrança da população, a abertura também está sendo cobrada pelo Ministério da Saúde.

Na visita, foi constatado que a infraestrutura está completa e precisa de pequenas alterações. Porém, o principal impeditivo da abertura é o setor de radiologia, que ainda não possui o equipamento de Raio-X. O vereador líder da bancada, Rodrigo Beltrão/PT, disse que compreende a dificuldade, mas é preciso lutar pela abertura imediata da UPA para desafogar o Pronto Atendimento 24h. “Encontramos um prédio pronto, com praticamente todos os equipamentos, esperando para ser colocado em funcionamento. Entendemos que falta vontade política”, declarou.

Denise Pessôa/PT afirmou que a UPA vai atender a população da Zona Norte e trará grande benefício para a comunidade. “Isso exige um grande volume de investimentos por parte do governo federal e nós, enquanto Partido dos Trabalhadores, viemos pensar maneiras de fazê-la funcionar o quanto antes”, comentou Denise.

Ana Corso/PT declarou que a bancada realizou a visita no sentido de pressionar a Secretaria Municipal de Saúde e o Município para que essa realidade se concretize. Contudo, demonstrou receio a respeito dos repasses federais. “Se o governo Temer assumir, que já fala de cortes de verba da Saúde temos preocupação, de que não tenha repasse federal. Por isso, devemos manter o governo Dilma pela garantia dos repasses. São 50% do repasse da União, 25% do Estado e 25% do Município, mas sabemos que o Estado já não está repassando as verbas para a Saúde” concluiu Ana.

 

Ministério da Saúde cobra data de abertura

O Ministério da Saúde, em outubro de 2015, enviou um ofício para a Secretaria Municipal de Saúde cobrando o início do funcionamento da UPA. O Ministério afirmou que os repasses, tanto os originalmente previstos quanto os recursos adicionais para compra de equipamentos, já foram repassados ao Fundo Municipal de Saúde de Caxias do Sul. Além disso, exige que seja fixada a data para o funcionamento da UPA por meio de determinação do Tribunal de Contas da União e que o descumprimento acarretará em medidas legais.

Em resposta, a secretária municipal de saúde, Dilma Tessari, declarou que o atraso ocorre devido à demora no repasse dos recursos federais e estaduais, e também pelo fato de que as licitações foram divididas em vários processos com datas e etapas diferentes. Mesmo assim, a secretária não apresentou previsão de abertura.

09/05/2016 - 16:28
Gabinete do vereador Rodrigo Beltrão
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo