Voltar para a tela anterior.

Câmara concede o título de Cidadão Caxiense ao religioso Emiliano Dantas Soares

Diretor do Murialdo Santa Fé, ele tem atendido comunidades da zona Norte da cidade


O mais novo Cidadão Caxiense é o religioso Emiliano Dantas Soares, que foi agraciado com o título, em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (05/05), no plenário da Casa. Diretor do Murialdo Santa Fé e professor de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), ele se dedica a atender as comunidades da Zona Norte, nos bairros Canyon e Belo Horizonte, e as pessoas que residem às margens da Rota do Sol (RSC-453). O vice-presidente do Legislativo, vereador Flavio Cassina, conduziu a cerimônia.

Um dos autores do requerimento que originou a homenagem, o vereador Jaison Barbosa foi à tribuna, de onde falou em nome do Legislativo. O parlamentar fez uma síntese da atuação de Soares. “Trata-se de um estudioso que aplica o seu conhecimento em favor da comunidade. Exemplo disso foi quando atendeu crianças em situação de rua, no Bairro Serrano. Esse tipo de trabalho permanece até hoje”, destacou.

Para Jaison, o atendimento social do Murialdo Santa Fé só continuou viável a partir da reorganização administrativa, promovida pelo homenageado. Referiu que o religioso também apoia clubes de futebol e escolas de samba. Informou que, no momento, Soares cursa doutorado em Educação, na UCS.

Depois de receber o título de Cidadão Caxiense, Soares ressaltou que, apesar de cearense, é em Caxias que ele se sente em casa. Pediu que a população não fizesse divisão entre nativos e migrantes, tratando a todos com igualdade. Apelou por mais investimentos públicos no social. Reiterou agradecimentos pela honraria.

A diretora-presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Marlês Andreazza, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Para ela, o título reflete uma prova de amor e carinho da cidade, em relação a Soares. Aproveitou para reclamar de atrasos, em repasses de verba do governo federal, a fim de contemplar projetos sociais.

Também assinaram o requerimento da homenagem de hoje os vereadores Adelino Teles, Ana Corso, Gustavo Toigo, Neri, O Carteiro, Pedro Incerti, Renato Oliveira e Virgili Costa.

 

Perfil de Emilano Dantas Soares

Nascido em 25 de dezembro de 1985, no município de Quixadá, na região central do sertão cearense, Soares vivenciou a pobreza desde o seio materno, conforme relata o projeto. Em 1999, ingressou nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Um ano depois, estagiou na Cáritas Regional Ceará, onde trabalhou no programa Um Milhão de Cisternas. Nos anos seguintes, continuou no sertão, auxiliando famílias carentes a alcançarem melhores condições de vida.

Após concluir o curso de Teologia e Catequese, em 2006, pelo Instituto Catequético e Teológico de Quixadá, passou a integrar a equipe de colaboradores da Faculdade Católica Rainha do Sertão. Em 2010, após contatos com a congregação dos Josefinos de Murialdo, visitou o município de Caxias do Sul, para conhecer a história e a estrutura administrativa. Naquele mesmo ano, mudou-se para Caxias e começou a trabalhar com crianças carentes, na localidade de Ana Rech. Em 2011, tornou-se bacharel em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

05/05/2016 - 21:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo