Voltar para a tela anterior.

Painel da Câmara debate formação da opinião pública no Dia Municipal da Comunicação

Encontro reuniu jornalistas de diversos veículos do município e professores das instituições de ensino que oferecem o curso de Jornalismo


A Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Câmara de Caxias do Sul, presidida pelo vereador Jaison Barbosa/PDT, promoveu, nesta quinta-feira (05/05), painel para debates em torno do tema “O Papel da Comunicação na Formação da Opinião Pública”. O encontro, que integra as comemorações do Dia e da Semana Municipal da Comunicação, teve a participação do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), Milton Simas, além de outras autoridades municipais e regionais.

Também nesta quinta-feira, no Espaço Cultural Mario Crosa, no subsolo do Legislativo municipal, foi inaugurada a mostra fotográfica “Um Mergulho no Inferno”, com imagens produzidas pelo fotojornalista Jorge Aguiar. As fotos, sem legenda, demonstram as marcas deixadas nas paredes do Presídio Central de Porto Alegre e do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso. A mostra poderá ser visitada pela comunidade até o dia 13 de maio, das 8h30min às 18h.

Em sua manifestação, Simas atentou para o baixo número de trabalhadores brasileiros que têm acesso à internet. Conforme estudo recente, a estimativa de acesso é de apenas 15% da população. O restante, segundo ele, é orientado pelas opiniões divulgadas pelo que definiu como grande mídia, que monopolizam as informações e o mercado. O presidente confirmou para os dias 3 e 4 de junho, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, a realização do Congresso Estadual de Jornalismo, que terá Ética no Jornalismo como tema.

Presidente da Associação Riograndense de Imprensa/Serra Gaúcha (Ari/Serra), Paulo Cancian ressaltou que o jornalismo tem grande influência em ações que favorecem a comunidade. Ressaltou, no entanto, que o setor passa por grandes dificuldades e projetou agravamento deste quadro em razão da crise política. “Está cada vez mais difícil manter os veículos de comunicação ativos. Temos que reposicionar nossos jornalistas dentro do mercado. Os pequenos jornais, comunitários, estão sendo extintos gradualmente, pelo menos em Caxias do Sul”, afirmou Cancian. O presidente da Ari/Serra também deu ênfase ao baixo nível empreendedor da categoria, embora tenha valorizado as iniciativas comunitárias.

Colunista do jornal Pioneiro, Ciro Fabres refletiu que o jornalismo, atualmente, está muito diferente do que já foi. A atual crise econômica e política, em sua opinião, criou muita angústia entre jornalistas e empresas de comunicação. Evandro Fontana, gerente geral da Rádio São Francisco, expôs visão semelhante. “Atualmente, vivemos um momento fértil para a discussão do papel do jornalista. Com o amplo acesso à internet, todas as pessoas criam conteúdos. É necessário rever o modelo de negócios atual, pois a receita proveniente da publicidade tem se deslocado, rapidamente, para a internet”, pontuou.

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), que se destacam pela formação dos futuros jornalistas no município, foram representadas no painel. Alvaro Junior, coordenador do curso de Jornalismo da UCS, explicou que, embora tradicionalmente se conceitue a comunicação pública como sendo de origem dos órgãos constituídos, também é importante citá-la como advinda de rádios, jornais e televisões comunitárias. O professor propôs que seja incluída na grade curricular municipal a disciplina de Comunicação Pública. Felipe Martini, coordenador de curso na FSG, enalteceu a qualidade dos jornalistas em formação na cidade. Para ele, é necessário que o bom profissional seja também um bom intelectual orgânico, capaz de emitir opiniões.

Fábio Rausch, jornalista concursado da Câmara Municipal, Márcio Schenatto, repórter da TV Caxias, e Roberto Hunoff, chefe da Assessoria de Comunicação Social do Legislativo, também participaram dos debates. Hunoff e Rausch explicaram o funcionamento da imprensa institucional e a sua relação com veículos de comunicação e a comunidade. Schenatto salientou a contribuição do jornalismo comunitário com o dia a dia da cidade.

O Dia e a Semana da Comunicação em Caxias do Sul constam da Lei Municipal 7.891/2014, que teve origem em indicação do vereador Jaison Barbosa. Ainda integram a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária os vereadores Ana Corso/PT, Elói Frizzo/PSB e Neri, O Carteiro/SD.

05/05/2016 - 15:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo