Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal de Caxias do Sul reconhece o trabalho da Escola Estadual João Triches

A homenagem, que ocorreu na sessão desta quarta-feira (04/05), fez referência aos 60 anos da instituição de ensino


A Escola Estadual de Ensino Médio João Triches recebeu, nesta quarta-feira (04/05), homenagem da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul pelos 60 anos de atuação na cidade. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Legislativo, parlamentar Edi Carlos Pereira de Souza, durante a sessão ordinária, no plenário. De autoria coletiva, a partir de proposição do vereador Gustavo Toigo/PDT, a distinção foi aprovada pela unanimidade dos parlamentares. Também assinaram como autores da proposta  os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Edson da Rosa/PMDB, Guila Sebben/PP, Jaison Barbosa/PDT, Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PDT e Renato Oliveira/PCdoB.

Na solenidade de hoje, Toigo discursou em nome dos parlamentares da Casa. O vereador ressaltou as origens e os avanços da instituição, que começou com as primeiras séries e, atualmente, oferta também Ensino Médio para a região do bairro Pio X e arredores. Toigo elogiou, ainda, o empenho da comunidade escolar, com ênfase à colaboração dos educadores e pais. “Hoje, o colégio conta com 900 alunos e uma equipe de 51 professores e funcionários, que se dedicam a proporcionar aulas e atividades na perspectiva de uma educação cidadã. Falar sobre educação é motivo de orgulho para mim, que estudei na Escola João Triches e sinto-me parte dessa família”, afirmou o pedetista.

Diretora do colégio, Ane Rodrigues de Abreu informou que a instituição deu seus primeiros passos como uma unidade do município e, em 1956, passou a ser chamada Grupo Escolar João Triches. Em 2000, a nomenclatura mudou para Escola Estadual de Ensino Médio João Triches. Quanto ao nome que o colégio homenageia, a docente explicou que faz referência a um dedicado ferreiro e comerciante de aço, que se transformou num relevante empresário e foi um dos primeiros a criar uma fundição de cobre na cidade.

De acordo com Ane, a instituição volta-se à trajetória de seu patrono e inspira-se para oportunizar aos alunos uma educação humanitária e adequada à realidade. “Mantemos um forte vínculo entre a escola e a comunidade. Juntos, procuramos desenvolver uma educação de qualidade, que preserve a essência dos estudantes, estimulando-os a alçarem voos e a conquistarem novos horizontes”, enfatizou a diretora, após agradecer a homenagem do Parlamento caxiense.

Representando o prefeito Alceu Barbosa Velho, o secretário municipal da Educação, Agenor Basso, cumprimentou e agradeceu à comunidade escolar pela trajetória que constituiu ao longo de seis décadas e desejou mais sucesso daqui para frente. Pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), compôs a mesa de autoridades a assessora de gabinete Ana Denise Silva da Rosa. Ao final da cerimônia, os integrantes da Banda Marcial da escola promoveram uma apresentação ao público presente.

04/05/2016 - 18:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo