Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa realiza o curso “Podemos, Mulheres”, em Caxias

A atividade é a primeira etapa da programação “Mulheres, Cidadãs que podem!”


Aproximadamente 25 mulheres líderes de movimentos sociais de Caxias do Sul e região, se encontraram na sede da União das Associações de Bairros em Caxias do Sul (UAB), durante sábado (30/04) para participar do curso de capacitação “Podemos, Mulheres”.  A atividade, organizada entre os mandatos da vereadora Denise Pessôa/PT, da Deputada Federal Maria do Rosário/PT e com a parceria do Coletivo Feminino Plural, oportunizou o debate sobre a participação da mulher na política e no envolvimento com a sociedade.

O encontro é a primeira etapa do curso “Mulheres, Cidadãs que Podem!”, que está sendo realizado no Estado para estimular e qualificar a participação feminina nos espaços coletivos, e conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM).

As palestras abordaram quatro temáticas. A primeira, realizada pela Dra. Mara Parlow, trouxe a discussão de gênero como formas de análise sobre a realidade, oportunizando que as participantes pudessem valorizar sua identidade e perceber os diferentes estudos e abordagens sobre o feminismo. A segunda atividade, realizada pela Professora Dra. Ramone Mincato, explicou o funcionamento da política e da democracia, os impactos das políticas públicas e falou sobre a participação da mulher no cenário político. A terceira expoente, foi uma representante do Movimento dos Trabalhadores por Direitos, Lurdes Santin, que abordou sobre o empoderamento feminino a partir dos movimentos sociais, bem como sobre as dimensões da autodeterminação, reconhecimento e autonomia das mulheres. Por fim, a jornalista e doutora em Letras, Adriana Antunes, explanou sobre a imprensa feminina e a construção de significados a respeito do feminino.

Denise, que esteve à frente da organização e execução do curso, declarou que o encontro é também um espaço de construção coletiva sobre as políticas públicas para as mulheres e prepará-las para participarem de espaços de decisão. Cerca de metade da população é composta por mulheres e, em Caxias do Sul, 37% são chefes de família. Contudo, faltam muitas políticas de promoção e proteção da mulher, que diariamente sofre com a falta de creche, com a violência machista, o assédio e outros problemas. “Com este curso, discutimos juntas, as maneiras de criar coragem para sermos protagonistas em nossas comunidades”, declarou a vereadora.

A próxima etapa do curso ocorrerá entre os dias 17,18 e 19 de junho. Interessadas podem inscrever-se gratuitamente entrando em contato com o gabinete da vereadora através do telefone (54) 3218-1613.

02/05/2016 - 10:37
Gabinete da vereadora Denise Pessôa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo