Voltar para a tela anterior.

Vereadora Denise Pessôa defende mais estímulos à participação feminina na política

A parlamentar convidou as mulheres a participarem de uma capacitação que ocorre em Caxias no próximo sábado (30/04)


A vereadora Denise Pessôa/PT constata a necessidade de mais estímulos à participação feminina na política. O tema foi abordado pela petista, durante a plenária desta quarta-feira (27/04), no Legislativo caxiense. A partir de uma matéria publicada nesta semana pelo jornal Pioneiro, tratando da dificuldade de os partidos conseguirem preencher a cota de mulheres candidatas à Câmara de Vereadores, Denise defende que a presença feminina no campo político deve ser incentivada de forma permanente e não apenas em ano eleitoral.  No seu entendimento, as siglas deveriam, internamente, potencializar esse envolvimento de forma constante.

“Procurar as mulheres só para completar a cota de candidatura é um desrespeito”, considera a parlamentar, lembrando que uma campanha eleitoral exige preparação, tempo e recursos. Pela lei, legendas ou coligações precisam respeitar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada gênero para os cargos proporcionais.

Denise observa que a mulher acaba enfrentando mais obstáculos que os homens para participarem de disputas eleitorais. Como argumentos, a petista cita as jornadas duplas ou triplas de trabalho e de cuidado com a casa e com a família, o que reduz o tempo destinado à divulgação de suas propostas e à busca de votos; e a arrecadação menor de verbas para a mulher colocar a campanha na rua.

“Espero que, daqui para frente, diminua a diferença entre candidaturas masculinas e femininas. No caso de Caxias do Sul, a representação feminina é muito reduzida (hoje, apenas duas mulheres possuem cadeira no Legislativo: Ana Corso/PT e Denise Pessôa/PT) e estamos buscando alternativas para empoderamento da mulher e seu maior envolvimento na política”, frisou a vereadora.

A parlamentar avalia positivamente quando os homens participam das lutas das mulheres. Entretanto, acredita que ganha força quando o próprio público feminino consegue dar voz a seus anseios. Denise menciona a questão do suprimento de vagas na Educação Infantil, que, além de ser um direito da criança, é também uma oportunidade para a mulher poder trabalhar enquanto seu filho ou filha fica bem cuidado na escola.

Em aparte, o vereador Adiló Didomenico/PTB elogiou Denise por abordar o assunto. O petebista, que já presidiu seu partido, relatou que ver mulheres se colocando à disposição para concorrer é uma dificuldade. “Sempre sobram pré-candidatos e faltam pré-candidatas”, percebe.

Denise aproveitou o espaço da sessão para convidar o público feminino a participar de uma capacitação que ocorre no próximo sábado, das 9h às 17h, na sede da União das Associações de Bairros (UAB). Será voltada a fornecer mais informações às mulheres sobre a estrutura política e de Estado, além de abordar sobre a história dos poderes constituídos no Brasil. Segundo a vereadora, essa qualificação é uma iniciativa viabilizada por meio de emenda parlamentar obtida pelo Gabinete da Deputada Federal Maria do Rosário/PT. Para mais informações sobre a capacitação, Denise orienta a comunidade a entrar em contato com a equipe de seu gabinete na Câmara (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição).

 

27/04/2016 - 18:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo