Voltar para a tela anterior.

Educadora Domingas Colombo Giacomin receberá o Título de Cidadã Caxiense

A sessão solene da homenagem foi aprovada pela unanimidade dos vereadores e está prevista para ocorrer no dia 10 de maio, às 19h30min, no plenário da Câmara


A educadora Domingas Colombo Giacomin será reconhecida pela Câmara Municipal com o Título de Cidadã Caxiense. O projeto de decreto legislativo (PDL 4/2016) que trata da distinção foi aprovado pela unanimidade dos vereadores, durante a sessão ordinária desta terça-feira (26/04).  A sessão solene da homenagem está prevista para ocorrer no dia 10 de maio, às 19h30min, no plenário da Câmara.

A proposta, que reconhece os relevantes serviços prestados pela educadora à comunidade local, é de autoria dos vereadores Ana Corso/PT, Arlindo Bandeira/PP, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB, Guila Sebben/PP, Jó Arse/PDT, Rafael Bueno/PDT, Rodrigo Beltrão/PT e Zoraido da Silva/PTB.

O documento descreve um pouco da trajetória de Domingas. Natural de Anta Gorda/RS, nasceu em 14 de setembro de 1953 e reside em Caxias do Sul desde a segunda metade de 1970. Na cidade que adotou para viver, casou com Maximino Giacomin, com quem teve um filho: Vinícios Colombo Giacomin.

Domingas formou-se em Teologia e como Técnica em Biblioteca. Também é especialista em Literatura Infantil, mas, como ela mesma afirma, sua profissão é de educadora. O gosto pelos livros começou na infância, quando sua mãe lhe contava histórias. Conforme o PDL 4/2016, a mãe era uma pessoa muito religiosa e narrava os textos da Bíblia. Desde pequena, Domingas dava aula para as árvores, por isso, sua mãe dizia que ela iria trabalhar em educação.

A vida profissional teve início no Colégio Nossa Senhora do Carmo, em 1976. Nessa instituição de ensino, começou a promover encontros entre escritores e alunos, através do projeto "O Encontro do Escritor com o Aluno", com o objetivo de estimular a leitura dos jovens na cidade. O projeto é desenvolvido até hoje.

Em 1991, junto com outros educadores caxienses, participou da criação da Escola Leonardo da Vinci, a qual passou a trabalhar em 1994. No Colégio Mutirão Objetivo, foi mentora da Biblioteca Luis Fernando Verissimo. No ano de 2012, passou a ocupar a cadeira nº 35 da Academia Caxiense de Letras. No mesmo ano, foi homenageada durante a 28ª Feira do Livro de Caxias do Sul.

Em março de 2016, completou quatro décadas de trabalho em bibliotecas e 38 anos de desenvolvimento do “Encontro do Escritor com o Aluno”.  Domingas também criou outros projetos ligados à literatura, como "Caminhada a Favor do Livro", “Janela do Livro”, “Uma Rosa para Cervantes e para Shakespeare” e “Concurso Literário”.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O PDL 4/2016

Vereador – Partido - Voto

ADELINO TELES PMDB Sim

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Presente

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim 

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Não Votou

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não Votou

JÓ ARSE PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

26/04/2016 - 21:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo