Voltar para a tela anterior.

Primeira etapa do SIM Caxias é bem avaliada pelo vereador Gustavo Toigo

O parlamentar deu ênfase aos benefícios no transporte coletivo e pediu paciência a motoristas que têm reclamado do congestionamento em alguns pontos da Rua Sinimbu


A 1ª etapa do projeto de trânsito SIM Caxias (Sistema Integrado de Mobilidade), que entrou em operação no dia 16 deste mês, recebeu uma avaliação positiva do vereador Gustavo Toigo/PDT. Na plenária desta terça-feira (26/04), ao comentar sobre depoimentos de usuários, o parlamentar destacou melhorias na frequência do transporte coletivo.

O pedetista acrescentou, porém, que, até o momento, começou a funcionar apenas uma parte do sistema, coordenado pela prefeitura municipal e que busca qualificar o transporte coletivo urbano. Essa parte envolve o eixo Leste-Oeste e abrange 17 linhas, num universo de 40 mil usuários. Uma das alterações se iniciou com a inclusão da Linha Troncal (TR01), que passou a fazer o trajeto da Estação Principal de Integração (EPI) Floresta até a EPI Imigrante, circulando na área central pelas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado.

Durante a sessão de hoje, Toigo observou que a prefeitura fez todo um trabalho de divulgação prévia das mudanças e segue orientando e analisando a necessidade de ajustes. “O SIM Caxias é um projeto que exigiu meses e meses de trabalho e estamos somente no início. O propósito é harmonizar os modais para que toda a comunidade seja beneficiada. Hoje, temos ônibus BRT, feitos em Caxias, e que têm 23 metros de comprimento, com capacidade para 175 pessoas. São pequenos trens andando sobre rodas. O SIM Caxias vem para proporcionar às pessoas mais qualidade no transporte público e maior frequência e pontualidade dos coletivos”, sublinhou.

O pedetista mencionou novas nomenclaturas que passaram a ser adotadas no sistema. De acordo com Toigo, agora, o usuário que mora nos bairros da 1ª etapa do SIM embarca na linha alimentadora, que vem do bairro e segue até a EPI. Na EPI, ele entra numa linha troncal (que passará pelo centro) ou numa linha coletora e segue sua viagem até o destino desejado, pagando apenas uma passagem.

Toigo aproveitou o espaço do Grande Expediente para solicitar paciência a alguns motoristas que têm reclamado do congestionamento em pontos da Rua Sinimbu. As queixas mais comuns são em relação às faixas exclusivas para ônibus que não podem ser utilizadas pelos veículos menores em determinados horários como os de pico e acabam ficando mais livres. “O sistema está na direção certa, de melhorar a mobilidade, mas não está totalmente pronto. O que estamos presenciando são alguns descontentamentos isolados e engarrafamentos pontuais. Tudo está sendo monitorado por técnicos da Secretaria de Trânsito e é claro que um sistema novo vai precisar de ajustes e eles serão feitos, mas a comunidade precisa nos ajudar e ter paciência”, conclamou Toigo.

O pedetista informou que se estuda a possibilidade de ampliar o horário de uso do segundo corredor hoje destinado a ônibus na Rua Sinimbu, flexibilizando a utilização dessa faixa. Na mesma linha se manifestou o líder de governo na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT. Conforme ele, as pessoas estão sentindo mais rapidez no deslocamento de ônibus, mas ainda há o problema das faixas exclusivas. “Em breve, deveremos ter novidades”, adiantou Incerti, sinalizando a possibilidade de uma pista mista para veículos.

O momento é de testes, complementou o vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, considerando o sistema a alternativa adequada para cidades grandes. O peemedebista mencionou o sucesso do modelo em Bogotá, na Colômbia.  Na ótica do parlamentar Edio Elói Frizzo/PSB, o SIM Caxias é um projeto revolucionário. “O que não queremos é ser a São Paulo do presente”, ilustrou.

Para os parlamentares Guila Sebben/PP e Adiló Didomenico/PTB, o novo modelo trará benefícios, mas implica em quebra de paradigma e mudança cultural de parte de quem integra o sistema. Segundo o parlamentar Jó Arse/PDT, o SIM tentará uma harmonia entre o uso de ônibus, bicicleta e carro. No entanto, algumas situações terão de ser adequadas. “O trânsito na Rua Sinimbu, por exemplo, talvez precise de uma adaptação por causa dos veículos. Só que é necessário, ao mesmo tempo, mais paciência da comunidade para que possamos possibilitar a harmonia desejada”, afirmou.

A vereadora Ana Corso/PT recordou que a integração do transporte coletivo foi uma ideia que nasceu na gestão da Frente Popular, à época do prefeito Pepe Vargas/PT (1997-2004). A petista elogiou o atual chefe do Executivo, Alceu Barbosa Velho/PDT, por tê-la colocado em prática e lembrou que as obras contam com financiamentos obtidos com apoio do governo federal.

 

26/04/2016 - 20:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo