Voltar para a tela anterior.

Projeto de padronização de material para calçadas é protocolado

Ação visa reduzir custos nas obras e também garantir mais segurança


O vereador Adiló Didomenico/PTB protocolou, na tarde da última segunda-feira (18/04) um projeto de lei complementar que visa padronizar o uso de material de construção de calçadas em Caxias do Sul. Durante a sessão ordinária de quarta-feira (20/04), aproveitou espaço de declaração de líder da bancada do PTB, cedido pelo vereador Zoraido Silva, para detalhar o projeto.

Atualmente, esse tema não tem um regramento em Caxias do Sul, o que resulta em diversos problemas na hora em que um conserto é necessário. A proposta, definindo três opções de piso para colocação em calçadas, tornará mais fácil o conserto, tanto para moradores de Caxias do Sul quanto para o Executivo Municipal. Atualmente, em casos de conserto, a Prefeitura precisa buscar materiais específicos, alguns difíceis de serem encontrados e bem mais caros.

O projeto define três tipos de piso. O primeiro deles, o piso intertravado de formato retangular e esquinado modelo holandês, é considerado ideal para calçadas públicas. Ele é fácil de ser colocado, não precisa de aplicação de argamassa, permite acesso às redes subterrâneas com ferramentas simples, tem pouco desgaste com o tempo e traz um bom resultado estético. É uma opção de bom gosto, com ótimo custo/benefício, não necessitando de arga massa.

A segunda opção, o cimento de concreto reguado ''áspero'' - é uma alternativa mais barata e simples, com benefícios semelhantes. Esses tipos de piso não se soltam com a mesma facilidade do que pisos de pedra, resultando em menos acidentes para os pedestres. São pisos que também sofrem menos em períodos de fortes chuvas, comuns nesta região. E beneficiam a população, por não serem lisos, evitando, por exemplo, quedas em dias de chuva.

A terceira opção é a pedra basalto quadrada, por possuir também um excelente custo-benefício, ampla oferta no mercado e ser um material resistente, que ajustam facilmente por conta do seu próprio peso (evitando, por exemplo, irregularidades de fixação e levantamento das pontas). É antiderrapante também, ideal para calçadas e áreas de passeio.
 “É uma ação simples, que pode gerar benefícios para a população, no sentido de segurança, bem como mais economia, para a população e para os cofres públicos", ressaltou o parlamentar do PTB caxiense.

22/04/2016 - 11:11
Gabinete do vereador Adiló Didomenico
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo