Voltar para a tela anterior.

Educadora Domingas Colombo Giacomin poderá receber o Título de Cidadã Caxiense

Proposta de autoria coletiva foi apreciada em primeira discussão e retornará ao plenário da Câmara de Vereadores para votação final


A educadora Domingas Colombo Giacomin poderá ser reconhecida pela Câmara Municipal com o Título de Cidadã Caxiense. O projeto de decreto legislativo (PDL 4/2016) que trata da distinção foi apreciado nesta quarta-feira (20/04) em 1ª discussão e retornará ao plenário para 2ª discussão e votação final.  

A proposta, que procura reconhecer os relevantes serviços prestados pela educadora à comunidade local, é de autoria dos vereadores Ana Corso/PT, Arlindo Bandeira/PP, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB, Guila Sebben/PP, Jó Arse/PDT, Rafael Bueno/PDT, Rodrigo Beltrão/PT e Zoraido da Silva/PTB.

O documento descreve um pouco da trajetória de Domingas. Natural de Anta Gorda/RS, nasceu em 14 de setembro de 1953 e reside em Caxias do Sul desde a segunda metade de 1970. Na cidade que adotou para viver, casou com Maximino Giacomin, com quem teve um filho: Vinícios Colombo Giacomin.

Domingas formou-se em Teologia e como Técnica em Biblioteca. Também é especialista em Literatura Infantil, mas, como ela mesma afirma, sua profissão é de educadora. O gosto pelos livros começou na infância, quando sua mãe lhe contava histórias. Conforme o PDL 4/2016, a mãe era uma pessoa muito religiosa e narrava os textos da Bíblia. Desde pequena, Domingas dava aula para as árvores, por isso, sua mãe dizia que ela iria trabalhar em educação.

A vida profissional teve início no Colégio Nossa Senhora do Carmo, em 1976. Nessa instituição de ensino, começou a promover encontros entre escritores e alunos, através do projeto "O Encontro do Escritor com o Aluno", com o objetivo de estimular a leitura dos jovens na cidade. O projeto é desenvolvido até hoje.

Em 1991, junto com outros educadores caxienses, participou da criação da Escola Leonardo da Vinci, a qual passou a trabalhar em 1994. No Colégio Mutirão Objetivo, foi mentora da Biblioteca Luis Fernando Verissimo. No ano de 2012, passou a ocupar a cadeira nº 35 da Academia Caxiense de Letras. No mesmo ano, foi homenageada durante a 28º Feira do Livro de Caxias do Sul.

Em março de 2016, completou quatro décadas de trabalho em bibliotecas e 38 anos de desenvolvimento do “Encontro do Escritor com o Aluno”.  Domingas também criou outros projetos ligados à literatura, como "Caminhada a Favor do Livro", “Janela do Livro”, “Uma Rosa para Cervantes e para Shakespeare” e “Concurso Literário”.

20/04/2016 - 21:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo