Voltar para a tela anterior.

Vereador Jaison Barbosa defende a inclusão da Maesa no Plano Diretor de Caxias

O pedetista informou que protocolará uma indicação ao Executivo, contendo essa sugestão


O parlamentar Jaison Barbosa/PDT defendeu a inclusão do Complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa) no Plano Diretor de Caxias do Sul, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (07/04), no Legislativo caxiense. Conforme o pedetista, nesta semana, protocolará uma indicação ao Executivo municipal, contendo essa sugestão.

“Já temos um belo plano de ação para ocupação da Maesa e, para garantir o cuidado com o patrimônio histórico e cultural dentro de um planejamento, nada melhor do que inserir no Plano Diretor e formalizar o tombamento”, afirmou o vereador-presidente da comissão temporária especial da Câmara que se dedica ao tombamento e à ocupação da área da antiga Maesa-Fábrica2.

Jaison citou como exemplo positivo a intervenção feita no Rio de Janeiro, a partir da revitalização da zona portuária, com investimentos do poder público e da iniciativa privada. Ao mostrar um vídeo com imagens da região do Porto Maravilha, o pedetista destacou que a proposta carioca é promover a reestruturação local, por meio da ampliação, articulação e requalificação dos espaços públicos, visando à melhoria da qualidade de vida de seus atuais e futuros moradores e à sustentabilidade ambiental e socioeconômica da área.  De acordo com Jaison, a mesma região do Rio de Janeiro também ganhou recentemente outro projeto de grande impacto cultural: o Museu do Amanhã, no Píer Mauá, inaugurado em dezembro de 2015.

Na opinião do pedetista, o Complexo da Maesa, em Caxias, tende a se tornar um ponto histórico e cultural significativo para a população caxiense e para o Estado. O parlamentar também voltou a elogiar o empenho da Câmara Municipal, do município e da comunidade na conquista da transferência do espaço do governo do Rio Grande do Sul para o município caxiense. “Agora, a Maesa é efetivamente nossa”, comemorou, ao ler o nome dos integrantes da comissão temporária que trata do assunto no Parlamento caxiense e ao divulgar a cartilha elaborada pelo grupo, registrando a luta para garantir a propriedade do espaço à prefeitura municipal.

07/04/2016 - 19:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo