Voltar para a tela anterior.

Toigo defende políticas para uso da bicicleta

Vereador do PDT citou exemplos de sucesso desse meio de transporte em vários países


O vereador Gustavo Toigo/PDT destacou, em pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal desta quarta-feira (06/04), a importância de o poder público investir em políticas que estimulem o uso da bicicleta como meio de transporte. Para sustentar sua posição, o pedetista expôs estudos apresentados por organizações nacionais e internacionais que indicam os benefícios desta prática.

Segundo Toigo, a Organização Mundial da Saúde destaca este meio de transporte por seu baixíssimo nível de poluição, com benefícios à saúde da população. Citou que o Ministério das Cidades identificou a bicicleta como veículo mais usado no Brasil, considerando sua grande presença nas pequenas cidades. Comentou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres apurou que a bicicleta é responsável por 7,4% dos deslocamentos diários no Brasil, o que representa 15 milhões de viagens.

O vereador do PDT ainda lembrou de estudo da Unicamp, apontando para a influência da bicicleta na redução do sedentarismo dentre os jovens. Por fim, destacou manifestação da Comissão da União Europeia por indicar diminuição de gastos com veículos e médicos, o baixo custo de aquisição da bicicleta e ser acessível a praticamente toda a população.

Embora reconheça que Caxias do Sul tenha geografia bastante acidentada, Toigo destacou que há potencial para estimular o sistema cicloviário. Segundo ele, as alternativas são várias, como ciclovias, ciclofaixas ou faixas compartilhadas. “O uso da bicicleta é indicador de desenvolvimento social e cultural”, observou.

Citou exemplos de sucesso do uso da bicicleta em vários países. Lembrou que Bogotá, capital da Colômbia, tem 180 km de ciclovias, que chegam a 300 km nos fins de semana. Comentou a experiência francesa de locação de bicicletas e a da Holanda, onde praticamente todo o transporte é feito desta forma. Ainda lembrou que a cidade de Londres, capital inglesa, em 1992, não tinha sequer um quilômetro de ciclovia e, atualmente, é referência mundial. Ainda disse que a adoção do sistema deve se dar de forma gradual, consciente e segura.

Toigo aproveitou a manifestação para destacar a realização do 5º Passeio Ciclístico Marcopolo em 13 de março, iniciativa da Fundação Marcopolo. O evento reuniu mais de 500 participantes, que, na forma de inscrição, doaram um quilo de alimento não perecível para o Banco de Alimentos. O discurso do pedetista teve o apoio do vereador Guila Sebben/PP.

06/04/2016 - 17:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo