Voltar para a tela anterior.

Centro de Valorização da Vida pede espaço no complexo da antiga Maesa

O coordenador local ressaltou o 188, número provisório para ligações gratuitas ao CVV


Um espaço para ter sede própria, no complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa), na região central de Caxias do Sul, foi solicitado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). Na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (31/03), no plenário do Legislativo caxiense, o coordenador local do CVV, Geder Weber, fez a reivindicação e divulgou um projeto-piloto, o 188, número provisório para ligações gratuitas ao órgão, 24 horas por dia. Por meio da discagem, pessoas são ouvidas por voluntários e dissuadidas da intenção de suicídio. Ele participou da Tribuna Livre.

De acordo com Weber, em quatro anos de existência do posto local do CVV, já foram mais de dez mil ligações recebidas por mais de 100 voluntários. Disse que, hoje, 30 pessoas atuam no atendimento. “O número 188 encontra-se em testes. Para ser efetivado, ainda depende da aprovação do Ministério da Saúde. Também há o telefone administrativo: (54) 3534-8408, para ligações todo dia, das 8h às 22h”, informou.

O coordenador agradeceu pelo apoio, caracterizado na lei municipal 7.702/2013, que declarou o órgão como de utilidade pública, a partir de projeto do vereador Rafael Bueno. A titulação é uma exigência legal para que a agremiação possa participar de inúmeros projetos, com parcerias de órgãos públicos municipais, institutos e fundações.

Weber trouxe dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelos quais o suicídio é a segunda causa de morte, entre jovens de dez a 24 anos de idade, pelo mundo. Garantiu que o intento contra a própria vida provoca mais óbitos que todas guerras civis em andamento, no âmbito global. Outras informações: http://cvvcaxias.blogspot.com.br/.

31/03/2016 - 19:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo