Voltar para a tela anterior.

Atuação da Escola de Ensino Médio Helen Keller é reconhecida pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Vários alunos surdos e professores da instituição de ensino prestigiaram a homenagem, nesta quinta-feira (31/03)


Alunos, pais e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Helen Keller celebraram o aniversário de 15 anos da instituição, em uma homenagem promovida pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, nesta quinta-feira (31/03). A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Legislativo, parlamentar Edi Carlos Pereira de Souza. Proponente da distinção, juntamente com apoiadores, o vereador Rafael Bueno/PDT fez o pronunciamento em nome da Casa.

O pedetista recordou de quando conheceu mais de perto o trabalho do colégio, em 2009, participando de uma pesquisa em educação sobre acessibilidade dos surdos. Bueno detalhou o histórico da instituição de ensino, lembrando que, em 1996, representantes da Escola Municipal Helen Keller e da Secretaria Municipal da Educação apontaram a necessidade de implantação de uma unidade de segundo grau para alunos surdos. Utilizando parte do prédio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Helen Keller, em 2001, foi criada e inaugurada a Escola Estadual de Ensino Médio para Portadores de Necessidades Especiais de Audiocomunicação. Em dezembro de 2001, a escola recebeu a autorização de funcionamento.

Durante a solenidade, o pedetista destacou propostas de sua autoria e que atendem a demandas da comunidade surda, como o projeto que defende legendas em salas de cinema e intérprete de Libras, nas salas de teatro do município. Bueno também informou que, atualmente, a instituição de ensino homenageada conta com 40 alunos e 11 professores, os quais, segundo ele, juntamente com os familiares dos estudantes, merecem reconhecimento.

Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Helen Keller, Silvana Regina Vencato agradeceu pela homenagem, pelas propostas defendidas por Bueno e pelo fato de diversos parlamentares já terem visitado o colégio. A professora pediu aos legisladores a aprovação da proposta que trata da legenda em cinema e convidou a comunidade para conhecer a atuação da escola. Silvana informou que o movimento dos surdos de Caxias do Sul e do Rio Grande do Sul é muito forte.

   Ao final da cerimônia, o aluno Júlio Henrique Girelli fez uma apresentação musical e recebeu aplausos (em forma de gestos) da plateia. Como apoiadores do requerimento de homenagem ao colégio, assinaram os vereadores Adelino Teles/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Daiane Mello/PMDB, Flávio Dias/PTB, Guila Sebben/PP, Neri, O Carteiro/SD, Pedro Incerti/PDT, Renato de Oliveira/PCdoB e Zoraido da Silva/PTB.

31/03/2016 - 18:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo