Voltar para a tela anterior.

Rodrigo Beltrão defende troca de nome de escola

Vereador informou a realização de audiência pública para debater a proposta


A mudança do atual nome da escola municipal Presidente Castelo Branco para Presidente João Goulart foi defendida pelo vereador Rodrigo Beltrão/PT durante manifestação no Grande Expediente da sessão desta quinta-feira (24/03) da Câmara Municipal. A proposta integra projeto de lei em tramitação no Legislativo, que será pauta de audiência pública programada para dia 1º de abril e organizada pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, presidida pelo vereador petista.

Beltrão destacou que a audiência tem como principal objetivo debater a proposta e aproximar todos os setores envolvidos. No entanto, afirmou que a mudança é importante para que se possibilite uma reflexão, principalmente entre as novas gerações, sobre os malefícios que o regime miliar impôs aos brasileiros durante mais de duas décadas. “A troca de nome será um símbolo para que este sistema jamais se repita”, defendeu.

O vereador do PT observou que medidas semelhantes já foram adotadas em outros estados e cidades. Citou casos do Maranhão, em que a iniciativa foi do governo do Estado, e de Porto Alegre, onde a Avenida Castelo Branco foi mudada para Avenida de Legalidade e da Democracia. “Precisamos de mensagens boas nas denominações de próprios municipais e logradouros públicos e não os nomes de ditadores”, assinalou. Adiantou que, se vencido na ideia da troca no debate com a comunidade, irá aceitar a decisão. Mas alertou que as discussões deverão ser pautadas de forma racional e não com viés apaixonado.

A vereadora Daiane Mello/PMDB, moradora do Bairro Fátima, onde a escola está localizada, destacou que a comunidade está se mobilizando para participar da audiência pública. No entanto, lamentou que a equipe diretiva da escola tivesse tomado conhecimento do encontro por meio da imprensa. Segundo ela, a escola é referência na região e completa 60 anos em outubro próximo, o que reforça a importância de que todos os interessados sejam ouvidos.

24/03/2016 - 19:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo