Voltar para a tela anterior.

Vereador Washington preside reunião da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores

O quarto encontro oportunizou deliberar a manutenção dos trabalhadores que atuam na merenda escolar da RME


O vereador Washington Cerqueira/PDT presidiu, na tarde desta quinta-feira (24/03), a reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, da Câmara de Vereadores. O encontro ocorreu na Sala de Comissões Vereadora Geni Peteffi, e contou com a presença de representantes dos setores Financeiro, Jurídico e Legislativo da Secretaria Municipal da Educação, representantes da Empresa FA Recursos Humanos, Fernando Zanella e Miriam Gasperin, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza e Conservação de Caxias do Sul (Sindilimp), Henrique Silva, bem como dos vereadores integrantes da comissão, Edson da Rosa/PMDB e Zoraido Silva/PDT, do representante do parlamentar Daniel Guerra/PRB, além de merendeiras da rede municipal de ensino de Caxias do Sul.

O encontro oportunizou discutir a demanda solicitada na última reunião do grupo, pelo presidente do Sindilimp, que questionou a manutenção dos trabalhadores que atuam na merenda escolar do município, denunciando a empresa terceirizada pelo serviço, FA Recursos Humanos, pelo escasso atendimento com os funcionários, como atraso de pagamentos e depósitos de auxílios refeição e transporte.

Para iniciar a discussão, a diretora Administrativa da SMED, Elaine Bortolini, ressaltou que as irregularidades da empresa não devem afetar o serviço das merendeiras. “Não é apenas a questão do comprimento legal, mas sim moral. As merendeiras devem receber seus direitos para que cumpram com o seu serviço de forma efetiva. Estamos trabalhando para que tudo se agilize”, constatou a diretora, também colocando a SMED à disposição para sanar as dúvidas das funcionárias e funcionários.

Os representantes da Empresa FA responderam aos questionamentos e frisaram o compromisso da instituição com os funcionários. Segundo Fernando Zanella, também foram realizadas pesquisas de satisfação com os empregados e a avaliação do serviço foi positiva, salvo casos em que os insatisfeitos expuseram suas reclamações. “Estamos fazendo o melhor para regularizar a situação e não deixar ninguém sem seus direitos trabalhistas”, pronunciou o sócio-diretor da empresa.

Washington Cerqueira, presidente da Comissão, saudou os presentes e agradeceu o Sindicato pelas argumentações, bem como os esclarecimentos realizados pela SMED e pela Empresa FA. “São questões levantadas no último encontro que devemos debater e buscar soluções para resolver a situação. É necessário que a empresa cumpra fielmente com seu mandato, realizando um trabalho transparente e ajustando as pendências. O encontro oportunizou sanar as dúvidas e esclarecer o impasse. Agora, a comissão irá acompanhar os próximos passos da empresa e da SMED, para ter o conhecimento do andamento da situação”, enfatizou o parlamentar.

Foi o quarto da Comissão realizado em 2016. As reuniões da CECTICDLT ocorrem quinzenalmente, às quintas-feiras, na Casa Legislativa. 

24/03/2016 - 18:08
Gabinete do vereador Washington Cerqueira
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo